SANEP : Recuperação e Uso Futuro de toda a Área do Aterro Sanitário Colina do Sol
Aterro Sanitário - canalização de Esgotos e Construção da ETE Farroupilha |
Três obras que estão sendo desenvolvidas pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) devem melhorar sensivelmente a qualidade de vida dos moradores do Loteamento Colina do Sol, no Centro da cidade – entre rua Marcílio Dias e avenida Presidente João Goulart. Uma delas refere-se ao fechamento do Aterro Sanitário Colina do Sol, que funcionou naquela localidade durante quase 30 anos. “Além de interromper o acúmulo dos detritos do Município no local, a autarquia também está trabalhando em um projeto de recuperação do aterro, para que seja transformado em uma área verde, como um parque, que também proporcione lazer à população”, explica o diretor-presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo.
O contrato para a elaboração de projeto básico e executivo para "Recuperação e Uso Futuro de toda a Área do Aterro Sanitário Colina do Sol”, que disponibiliza R$ 350 mil com recursos do PAC II, foi assinado no início do mês pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter e pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, Chagler Zandavalli. Além dos monitoramentos obrigatórios, com o projeto de recuperação de área haverá monitoramento e toda área será protegida por, no mínimo, os próximos 10 anos, com a presença de vigilância e equipe de manutenção.
Chefe de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso explica que a geração de odores num aterro decorre de dois principais aspectos: odores resultantes da frente de trabalho e odores resultantes do sistema de drenagem de gases. “Observa-se que, com o encerramento da operação do Aterro Colina do Sol prevista para menos de 30 dias, com o consequente envio dos resíduos sólidos domésticos para uma estação de transbordo e posteriormente a um novo aterro, inexiste a possibilidade de ocorrência de odores neste local que, após o seu fechamento, será todo revestido com argila e com vegetação”, pondera.
A segunda obra é a canalização dos esgotos do Colina do Sol – que até agora eram tratados em uma pequena estação, nas proximidades – para uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) moderna, dotada de mecanismos que minimizam a exalação de odores no processo.
A terceira obra que também deverá beneficiar os moradores do Colina do Sol é a construção da ETE Farroupilha, na região do Terminal Rodoviário de Pelotas, que também deve reduzir de modo significativo a volatização de gases malcheirosos naquela área - que, por sua vez, fica próxima ao loteamento.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com