Pesquisar aqui

segunda-feira, 19 de março de 2012

CALÇADÃO DE PELOTAS - Requalificação


O calçadão do Centro de Pelotas se tornará um dos principais 
canteiros de obras da Prefeitura no segundo semestre. 

A equipe de gestores e técnicos da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) finaliza o planejamento executivo global do empreendimento de requalificação em reunião do último dia 16, às 14h, com representantes da Oi/Brasil Telecom, Viacabo, GVT, Net e Embratel. 

Na audiência, que ocorreu na UGP, o secretário-executivo do órgão, Jair Seidel, conduziu os debates a fim de definir o regramento do uso de vala subterrânea para instalação das fiações.

         Após a abertura do certame licitatório, que deverá ser efetivado até o final de maio, a UGP receberá parecer de não objeção do Banco Mundial – instituição financiadora do Polo do Sul –, ficando autorizada às providências de homologação e de assinatura do contrato entre a empresa vencedora e o prefeito Adolfo Antonio Fetter.

         “Buscamos convergência, com as provedoras de telefonia, de forma a atender às necessidades das companhias do setor e, ao mesmo tempo, melhorar a estética deste espaço estratégico à economia local, por se constituir em parte do polo comercial, e do turismo”, justifica o gestor da UGP. Por meio de discussões com profissionais das prestadoras de serviços de telecomunicações, a Unidade pretende chegar a alternativas mais viáveis economicamente e exequíveis tecnicamente.
         Os procedimentos para enterrar as tubulações, por exemplo, têm de ser definidos com perspectivas de êxito, sem margens de erro, para evitar intervenções futuras no pavimento. Segundo Seidel, com a revitalização do calçadão, somente o cabeamento elétrico será aéreo. “Queremos acabar com a confusão de fios na região central, que só aumenta com o passar dos anos e o crescimento do número de usuários”, explica o secretário.
         Em ação conjunta com servidores da Secretaria de Gestão Urbana (SGU), sob o comando do titular Luciano Oleiro, a UGP elaborou os planos de pavimentação e do mobiliário. O Sanep concebeu a rede de saneamento e água, desenhando melhorias à estrutura existente sob o piso atual. “O projeto elétrico está em fase final de licitação”, informa Seidel.
         Troca de todo o calçamento por ladrilhos hidráulicos padronizados, composição de um novo layout com acessibilidade a cadeirantes e bombeiros, aterramento das fiações de telefonia e TV a cabo, tratamento fitossanitário das árvores, paisagismo e implantação de bancos, luminárias e lixeiras consistem nas principais melhorias previstas. 

REQUALIFICAÇÃO DO CALÇADÃO CENTRAL DE PELOTAS

PROJETO: Pelotas Polo do Sul

ÓRGÃO FINANCIADOR: Banco Mundial

ESTIMATIVA DE PUBLICAÇÃO DO EDITAL: final de maio

PREVISÃO DO INÍCIO DAS OBRAS: segundo semestre

BENFEITORIAS: instalação de rede completa de esgoto, troca da pavimentação por ladrilhos hidráulicos padronizados, composição de novo layout com acessibilidade a cadeirantes e bombeiros, aterramento das fiações de telefonia e TV a cabo, colocação de mobiliário urbano, realização de paisagismo e Tratamento fitossanitário das árvores.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."