Pesquisar aqui

quinta-feira, 17 de maio de 2012

NOVO CONCURSO - MAGISTÉRIO ESTADUAL RS


Secretário da Educação anuncia novo concurso para magistério do RS
Medida é motivada pelo alto índice de reprovação no concurso deste ano.
Apenas 5.224 professores foram aprovados para 10 mil vagas oferecidas.

Depois da alta reprovação no concurso do magistério no Rio Grande do Sul, o secretário Estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, anunciou nesta quinta-feira (17) um novo processo seletivo para preencher as vagas restantes. Durante coletiva realizada em Porto Alegre, o titular da pasta afirmou que as provas devem ocorrer entre o final deste ano e o início do ano que vem. A medida é motivada porque o fraco desempenho dos candidatos permitiu o preenchimento de apenas 5.224 das 10 mil vagas oferecidas.

Apesar de admitir a frustração, o secretário preferiu ressaltar o nível de dificuldade das provas. "O grau de exigência neste concurso foi maior em função da modificação estrutural da prova, que exigiu uma compreensão interdisciplinar a partir de disciplinas específicas", afirmou. Sobre a causa das reprovações, Clovis de Azevedo culpou a "natureza da formação dos professores nas Instituições de Ensino Superior".

Quase 70 mil candidatos concorreram às 10 mil vagas oferecidas para o quadro de carreira do magistério estadual em 131 habilitações diferentes, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio e de educação indígena e profissional. Os recursos referentes aos gabaritos e aos resultados das provas deste ano deverão ser entregues entre 18 e 22 de maio diretamente na sede da FDRH, na Avenida Praia de Belas, número 1595, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Pelo Correio, serão admitidos apenas recursos enviados por Sedex, com data de postagem até 22 de maio.

A notícia surge na semana em que o Rio Grande do Sulx foi confirmado como o estado dono do maior índice de reprovação de alunos do Ensino Médio no país. De acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um em cada cinco estudantes não passou de ano em 2011. O índice de repetência de 20,7% é o maior registrado desde 1999 e muito superior ao da média do resto do país, que é de 13,1%.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."