Pesquisar aqui

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vacinação - Busca pela imunização da gripe A ultrapassa o esperado em Pelotas


Por: Letícia Schinestsck


O corre-corre continua. Depois de mais uma morte confirmada por gripe A no Estado, aumenta a procura pela imunização. Os postos de saúde em Pelotas não têm vacinas nem para os grupos de risco, restando apenas a alternativa particular. A fila enorme chegava a ultrapassar a recepção da clínica de vacinação. Diante da demanda, as doses só durariam até o final desta quarta-feira (4). O último óbito confirmado no Rio Grande do Sul totalizou 14 gaúchos por Influenza A (H1N1). Os números estão iguais aos registrados ao longo de todo o ano passado. A diferença é que o inverno recém começou.


A paciente tinha 58 anos e não havia sido vacinada contra gripe A. Internada desde o dia 25 de junho, o óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre na manhã desta quarta, depois da divulgação do exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). No mesmo período no ano passado, o Estado só havia registrado oito óbitos. Mesmo com 14 casos na capital e 83 no Estado, a SMS considera a situação sob controle. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes, também avalia a doença sob controle na cidade.

A diretora e proprietária da Protege Clínica de Vacinação, Angelita Degrandis, explica que a demanda é grande demais, ultrapassando o que se esperava. Ela conta que as vacinas estão compradas desde fevereiro e que pessoas de várias cidades vão até a clínica se vacinar. Angelita diz já ter recebido pacientes de Santo Ângelo, Santa Rosa, 3 de Maio e Santa Maria, além das regiões vizinhas de Pelotas.

De acordo com a proprietária, foi tudo muito inesperado. Ao mesmo tempo em que se faziam 20 vacinas por dia no ano passado, neste ano passou para 50 - especialmente nessa última semana. Assim, o número dobrou e a clínica chegou a atender cem pessoas em dois dias. O laboratório que fornece as vacinas não tem mais para vender e a esperança agora é que ainda em julho um novo lote chegue no Brasil.

Não se perca
Não deixe de higienizar as mãos frequentemente, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, não partilhe alimentos ou objetos de uso pessoal com outras pessoas e reduza os contatos sociais desnecessários em ambientes aglomerados e sem ventilação.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."