Pesquisar aqui

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mário Quintana - "poeta das coisas simples" - 106 anos


Exposição
Escola Mario Quintana faz homenagem ao poeta

"poeta das coisas simples"  - Quintana
Escola Mario Quintana faz homenagem ao poeta que completaria este ano 106 anos

O bicentenário de Pelotas será comemorado no sábado. Mas a Princesa não é a única aniversariante de julho. No final do mês, quem é lembrado é o poeta Mario Quintana - que, se vivo fosse, completaria 106 anos no dia 30. A escola que leva seu nome preparou, então, homenagem especial ao escritor: uma exposição que envolve literatura, história e cinema, que inaugura nesta quarta-feira (4) à tardinha e se estende até o dia 10.

Como 30 de julho é período de férias, a direção da escola decidiu antecipar a celebração. A organizadora da mostra Um pouco de Mario Quintana, Vanessa Souza, afirmou que a instituição sempre quis prestar uma homenagem ao poeta à altura do que ele merece. Essa vontade se somou à colaboração do professor Carlos Sica Diniz, pai de aluno da escola. “Ele veio conversar conosco, comentou que tinha livros raros e que poderia oferecer para montarmos uma exposição”, contou ela.

O material abarca exemplares raros de obras como Canções, Sapo amarelo, Espelho mágico, Sapato florido, Pé de pilão, Sapato furado e Lili inventa o mundo. “Muitos desses livros são primeiras edições. Estamos nos referindo a eles como ‘relíquias’”, disse Vanessa.

A exposição terá quatro etapas. A primeira é formada de banners que contam a história de vida de Mario Quintana. Depois, vem a seção dos livros de Sica Diniz. A terceira parte é chamada Inspirações, contendo trabalhos escolares relacionados ao tema. A mostra finaliza na Biblioteca Infantil, com a exibição de dois curtas-metragens também elaborados por alunos da escola.

Vanessa salienta que o universo Quintana é trabalhado pelas professoras de Literatura e Língua Portuguesa em todas as fases do aprendizado escolar. “Mas o nosso patrono merecia uma coisa maior e neste ano, com a colaboração de Diniz, conseguimos concretizar isso.” O advogado, biógrafo e escritor falará sobre o assunto na abertura, a partir das 18h desta quarta.

Serviço
O quê: exposição Um pouco de Mario Quintana
Quando: até o dia 10; abertura nesta quarta-feira (4/07/2012), às 18h
Onde: Escola Mario Quintana, rua Luiz Braile, 197
Entrada: é preciso agendar visitas pelo telefone 3321-6777

Por: Luísa Roig Martins

Homenagem deste Blog Pelotas de Portas Abertas.com


Mario Quintana

"Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas.
Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha,
nem desconfia que se acha conosco desde o início
das eras. Pensa que está somente afogando problemas
dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar
inquietação do mundo!"
  


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."