Pesquisar aqui

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo do Rio cria secretaria voltada a usuários de crack


Nova pasta terá como orçamento 2% da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), obtida com álcool e fumo

O governo do estado do Rio de Janeiro criou, nesta segunda-feira, a secretaria de Prevenção à Dependência Química, com o objetivo de se dedicar à reabilitação de usuários de drogas - em especial, o crack. Para o orçamento, serão retirados 2% da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), obtida com álcool e fumo.

O escolhido para coordenar a pasta é o deputado federal Filipe Peixoto (PDT-RJ), que já anunciou a primeira medida: aumentar a quantidade de leitos para facilitar a internação involuntária de adultos - medida iniciada pela prefeitura do Rio na semana passada, mas criticada devido ao reduzido número de vagas disponíveis na rede pública para viciados em crack.

"Não temos a ilusão de acabar com o tráfico de drogas, mas precisamos trabalhar para o Rio se tornar referência na redução desse consumo", destacou o governador Sérgio Cabral, que participou assinou decreto formalizando a criação da nova pasta.

A secretaria vai promover parcerias com entidades que desenvolvem trabalhos de reabilitação e prevenção de dependentes químicos. "O estado é laico e poderemos trabalhar com diferentes lideranças religiosas, desde que façam um bom trabalho. Vamos focar nas instituições que estão dando certo. Podemos, inclusive, criar uma política de prêmios para mensurar os resultados. Fala-se muito do crack, mas não vamos esquecer o álcool e a dependência química de remédios", salientou o governador.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."