Secretário da Segurança promete 2,5 mil novos PMs no Estado em abril
José Luís Costa
joseluis.costa@zerohora.com.br
Preocupado com o avanço da criminalidade no Estado, Airton Michels anunciou formatura de novos policiais
Como medida para tentar conter o avanço da criminalidade, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, anunciou esta manhã o incremento de 2,5 mil novos policiais militares para patrulhar as ruas de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana a partir de abril.
O novo contingente de soldados está em curso em quartéis da Brigada Militar, com formatura prevista em até 60 dias.
Os homicídios (17,4%), os roubos de veículos (9,2%) e os furtos de veículos (6,1%) foram os delitos com aumentos mais significativos em 2012, conforme estatística divulgada ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Aturdida com o crescimento dos assassinatos em meados do ano passado, a SSP lançou uma força-tarefa, transferindo PMs do Interior para reforçar o policiamento em Porto Alegre e as 10 cidades mais castigadas. Entre agosto e outubro, os índices reduziram, mas voltaram a subir em novembro e em dezembro.
Agora, com os novos PMs, a SSP acredita que será possível enfrentar de forma mais eficiente os assassinatos.
— Vamos investir pesado em policiamento em Porto Alegre e na Região Metropolitana, estamos comprando novas viaturas e incrementando o patrulhamento com motos — prometeu o secretário.
Para Michels, uma das razões da elevação dos índices de homicídios é uma nova metodologia de tipificação dos casos de assassinatos.
— Até anos anteriores, tinha caso de homicídio que não entrava na contagem, pois era cadastrado como lesão corporal ou encontro de cadáver.
O secretário também disse que as operações policiais contra o tráfico de drogas, resultando na captura de chefes de bocas de fumo, tem de certo modo, levado a outros criminosos a tentarem assumir o controle destes pontos, gerando execuções.
Em relação aos roubos de veículos, Michels lembrou que mais da metade dos casos ocorre na Capital e por isso vai concentrar esforços nos locais mais visados pelos ladrões. Dos 11.983 veículos roubados no Rio Grande do Sul, em 2012, 6.101 casos foram registrados em Porto Alegre, que teve crescimento anual de 10,8% — o aumento no Estado alcançou 9,27%.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM