ENERGIA ELÉTRICA
Nível dos reservatórios do Sudeste alcançará 54,2% no fim de março, diz ONS
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) prevê que o nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos do subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcance 54,2% no fim de março. O volume atual de estoque nos lagos da região, que concentra 70% da capacidade de armazenamento do país, é de 45,1%.
Apesar da melhora do cenário de armazenamento em relação ao início do ano, a projeção do ONS ainda está abaixo do ideal para o penúltimo mês do período úmido. No fim de março do ano passado, por exemplo, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste registravam 78,5% de armazenamento.
De acordo com o último relatório semanal do programa mensal de operação para março, disponibilizado pelo ONS, os reservatórios do Nordeste, que estão em situação mais crítica, continuarão registrando queda. A expectativa é que o nível de acumulação, atualmente de 41,6%, recue para 41,1% no fim de março. Em 31 de março de 2012, os reservatórios do Nordeste apresentavam nível de estoque de 82,1%.
Para a região Sul, a expectativa do ONS é que os reservatórios das hidrelétricas alcancem nível de acumulação de 48,4% no fim de março. O montante é superior ao observado no mesmo período do ano passado, de 34,6%. Os lagos da região estão com nível de armazenamento de 42,9% atualmente.
O ONS também prevê que os reservatórios da região Norte alcancem índice de armazenamento de 97,7% no fim de março, praticamente em linha com o volume acumulado no mesmo período de 2012, 98,9%. Hoje, os reservatórios da região estão com nível de armazenamento de 73,2%.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM