Agas recomenda retirada de leites dos supermecados
Quatro marcas apresentaram lotes com adulteração no produto
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) recomendou que supermercados verifiquem se possuem lotes de leites das marcas adulteradas e as retirem das prateleiras, se for o caso. A operação Leite Compen$ado, do Ministério Público (MP), apontou o acréscimo de formol a lotes de quatro marcas do produto.
As empresas investigadas teriam transportado aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que 1 milhão de quilos de ureia, contendo formol, tenham sido adicionados. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.
De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram detectadas irregularidades em produtos Bom Gosto, Italac, Latvida e Mumu. A estimativa é de que cerca de 100 milhões de litros do produto tenham sido adulterados no Estado. O MP do Estado informou no final da manhã desta quarta-feira que a empresa Latvida foi interditada e proibida de comercializar qualquer tipo de produto.
Lotes de produtos retirados do mercado, conforme o MP:
Italac Integral
Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1
Italac Semidesnatado
Lote L12KM1
Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote TAP1MB
Mumu UHT Integral
Lote 3ARC
Latvida UHT Desnatado
(Com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).
Com informações do Correio do Povo
JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE
17h - RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com