' Programa Mateando com o Rio Grande 'aborda ações do governo para reduzir déficit habitacional
O programa de rádio Mateando com o Rio Grande desta segunda-feira (06) aborda a situação da habitação no Estado, onde mais de R$ 200 milhões já foram investidos para diminuir o déficit em moradia. O secretário de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, falou ainda sobre os projetos binacionais e o processo de regularização fundiária de Porto Alegre e Região Metropolitana.
"Ainda estamos distantes do déficit de 200 mil unidades habitacionais, mas esta é uma caminhada positiva, já que depois de décadas, o governo retomou uma política habitacional massiva para o Rio Grande do Sul", disse. Para que o déficit seja zerado, o secretário ressaltou a necessidade de um conjunto de fatores, como as relações econômicas e os níveis de emprego e renda das pessoas. "Quanto menor for o acesso ao emprego e renda, a população se ressente mais, e vai ocupando áreas irregulares das periferias das grandes cidades. Se o Brasil mantiver o crescimento, acredito que em 10 anos a gente consiga superar este déficit", afirmou Frison.
Projeto Binacional
Um projeto binacional de saneamento e moradias vem sendo discutido entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, a partir de um projeto piloto de saneamento já realizado no município de Aceguá.
Conforme o secretário, uma proposta habitacional também será realizada a partir de recursos do Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).
Regularização Fundiária
Frison explica que o Estado retomou a política de regularização fundiária na região metropolitana de Porto Alegre, e que, atualmente, 10 vilas estão em processo de regularização. "Serão investidos cerca de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura, já que regularização fundiária não significa dar apenas a propriedade para as pessoas, mas também melhorar as condições urbanas que elas vivem". Em Porto Alegre, a estimativa é que sejam atendidas cerca de 10 mil famílias.
O programa Mateando com o Rio Grande é produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital e está disponível para download às quintas-feiras no portal do Governo do Estado.
Texto: Daiane Roldão da Silva
JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h
RU 1160AM - Fique muito bem informado .
No Facebook acesse: jornalismoru.com
No Facebook acesse: jornalismoru.com