O presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), assinou, na manhã da última quinta-feira, 03/04, a Emenda 85 à Lei Orgânica do Município, que garante a aposentadoria especial à Guarda Municipal de Pelotas. Na sexta-feira, o texto estaria sendo publicado na imprensa. Mais uma vez, Ornel lembrou aos representantes da categoria que, se o projeto não for contestado na Justiça pelo Executivo, passará a valer como lei. "Mas vocês precisam continuar mobilizados, para garantir que o prefeito cumpra com o que foi aqui aprovado".
Câmara promulga aposentadoria especial da Guarda Municipal, mas prefeito não garante cumprir
Nem bem os guardas municipais haviam se retirado da presidência da Câmara, o prefeito Eduardo Leite(foto) chegou, para fazer a entrega do relatório das atividades do ano de 2013 do Executivo. Indagado a respeito da promulgação da Emenda que garante a aposentadoria especial dos guardas municipais, o prefeito disse desconhecer o teor da proposta apresentada pelo vereador Tenente Bruno (PT).
"Não tenho conhecimento formal do que foi votado. Vai além da boa-vontade. Hoje, na Prevpel (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas) temos um rombo de R$ 1 milhão. Precisamos ter cuidado para não aumentar esse rombo e causar prejuízos à sociedade".
Ele disse ainda que, "pela nova regra, de imediato 40 guardas teriam direito a se aposentar e a nossa grande dificuldade é financeira".