Pesquisar aqui

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Poderoso Chefão completa 40 anos - Al Pacino, 73


O Poderoso Chefão completa 40 anos

Nesta quinta-feira (25), Al Pacino, um dos atores mais celebrados de Hollywood, comemora 73 anos. Conhecido principalmente por trabalhos no cinema, mas com passagens bem-sucedidas pelo teatro e pela televisão, o descendente de italianos coleciona prêmios desde a estreia nos palcos, em 1967, com a peça "Awake and Sing!".

A estreia nos cinemas aconteceu em 1969, com uma pequena participação no filme "Me, Natalie". Porém, foi a atuação em "The Panic in Needle Park", de 1971, que chamou a atenção do diretor Francis Ford Coppola - com quem trabalharia na trilogia "O Poderoso Chefão".

Pacino ganhou o Oscar de melhor ator em 1993, por "Perfume de Mulher". Também conquistou um Emmy, um dos mais importantes prêmios da TV, e dois Tonys, por atuações em teatro.

O iG selecionou os cinco papéis mais marcantes de Al Pacino. >>>

1 - Michael Corleone, em "O Poderoso Chefão 1, 2 e 3" 
Na trilogia de Francis Ford Coppola, Al Pacino interpreta Michael Corleone, filho mais novo do mafioso Don Vito Corleone (Marlon Brando). Noinício ele tenta manter distância dos negócios ilícitos do pai, mas precisa assumir o cargo de chefe da familía após a morte do patriarca. Michael acaba se tornando um 'Don' mais frio e implácavel do que o pai, mas ainda assim luta para legalizar os négocios em que está envolvido. Pacino foi indicado ao Oscar por sua atuação nos dois primeiros filmes.

2 - Tony Montana, em "Scarface" 
Brian de Palma dirige este remake do clássico de 1932 no qual Al Pacino assume o papel principal. Cubano refugiado em Miami, Tony Montana cria sua fortuna nos EUA por meio de crimes e tráfico de drogas, mas acaba entrando em conflito com seu fornecedor sul-americano, Sosa. A cena final, em que Montana troca tiros com os capangas de Sosa, ficou famosa tanto pela violência quanto pela fala de Tony, se referindo ao seu lançador de granadas: "Say hello to my little friend!".

3 - Sonny Wortzik, em "Um Dia de Cão" 
Neste filme de Sidney Lumet, Pacino interpreta Sonny Wortzik, que, com três amigos, tenta assaltar um banco. O crime, que deveria durar apenas alguns minutos, acaba dando completamente errado. Desde a mãe de Sonny até sua amante transexual acabam envolvidas. Al Pacino é novamente indicado ao Oscar de melhor ator pelo trabalho.

4 - Tenente Coronel Frank Slade, em "Perfume de Mulher" 
O filme conta a história do militar aposentado Frank Slade (Al Pacino), que por ser cego precisa contratar o estudante Charlie Simms para acompanhá-lo em uma viagem. Eles passam o final de semana em Nova York e, depois de realizar alguns desejos, Slade pretende se matar. O drama foi um dos grandes momentos da carreira de Pacino, que recebeu o Oscar de melhor ator.

5 - Roy Cohn, na minissérie "Angels in America " 
A produção da HBO é ambientada nos EUA de 1985, com Ronald Reagan no poder e sob o avanço da Aids. Al Pacino é Roy Cohn, um advogado de sucesso que mantém sua homossexualidade em segredo. Após ser diagnosticado com HIV, ele é visitado por um anjo. Pacino ganhou o Emmy de melhor ator em minissérie pelo papel.


JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."