Pesquisar aqui

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SECULT APRESENTA PROJETOS AO PREFEITO

site prefeitura de Pelotas

Equipe técnica da Secretaria de Cultura (Secult), liderada pelo secretário interino de Cultura Giorgio Ronna, esteve reunida com o prefeito Eduardo Leite na tarde desta sexta-feira (24/01/2014), no Paço Municipal, para apresentar projetos referentes às primeiras ações do PAC Cidades Históricas, cujos projetos já foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). 



O prefeito assinou o Plano de Trabalho e o Termo de Compromisso do projeto de requalificação do andar térreo da Casa 2, da Praça Coronel Pedro Osório, onde funciona a sede da Secult. Aprovado esta semana pelo Iphan, o projeto, orçado em cerca de R$ 100 mil, prevê a requalificação das salas expositivas e do arquivo unificado da secretaria, inclui o sistema de iluminação, mobiliário e climatização. O próximo passo é encaminhar a documentação, assinada pelo prefeito, à Brasília e, assim que for liberada a verba, dar início ao processo licitatório.

Os técnicos também apresentaram as plantas do projeto de paisagismo da Praça Cel. Pedro Osório, atualizado pelo engenheiro agrônomo Frederico Karam – que já tinha feito o projeto pelo Monumenta -, considerando a situação atual da praça, especificando a vegetação (espécies). A equipe da Secult também trabalhou na disposição dos bancos e caminhos da praça. “Agora encaminhamos os projetos para a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e, assim que forem liberados, para a aprovação do Iphan/RS”, explicou Ronna. O passo seguinte será encaminhar o Termo de Referência de Execução, à Brasília, para depois começar a licitação.

O grupo também abordou as outras duas fases do PAC Cidades Históricas: a requalificação do Largo Edmar Fetter e dos becos das Doceiras e das Artes e as Redes Subterrâneas e Iluminação Cênica de prédios públicos no Centro Histórico, no entorno da praça.

Questionada sobre a situação do Theatro Sete de Abril, a equipe informou o prefeito que o Termo de Referência para a compatibilização de todos os projetos da restauração completa do teatro histórico já foi encaminhado ao Iphan de Porto Alegre. 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."