Pesquisar aqui

quarta-feira, 21 de maio de 2014

''BIG 10 '' Marcas Gigantes que afetam o planeta

10 gigantes dos alimentos que afetam o planeta como um país
Juntas, se fossem um país, estas empresas seriam a 25ª nação com maior emissão de gases efeito estufa no mundo, aponta novo relatório da Oxfam

A produção de alimentos é, de longe, uma das atividades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas. Mas ela também contribui para o problema. Juntas, as 10 maiores empresas do setor emitem mais gases efeito estufa (GEE) na atmosfera que grandes produtores de petróleo e gás como Emirados Árabes e Catar.

É o que aponta um novo relatório da ONG britânica Oxfam, divulgado nesta terça-feira (20). Se fossem um país, estas gigantes da indústria de alimento e bebidas seriam a 25ª nação com maior emissão de GEE.

Elas representam algumas das marcas mais famosas do mundo doméstico: Associated British Foods, Coca-Cola, Danone, General Mills, Kellogg, Mars, Mondelez International, Nestlé, PepsiCo e Unilever.

Partindo de uma análise crítica das políticas de mudanças climáticas adotadas por cada uma, a Oxfam adverte que essas empresas estão arriscando sua própria saúde financeira "se não fizerem mais para enfrentar a crise climática, usando sua influência e tamanho”.

Para fazer frente às ameaças, o relatório sugere que as chamadas “Big 10” cortem suas emissões combinadas em pelo menos 80 milhões de toneladas até 2020. Isso seria equivalente a tirar das ruas todos os carros de Los Angeles, Pequim, Londres e Nova York.

Os dados sobre as emissões das empresas foram obtidos a partir do Carbon Disclosure Project (CDP), plataforma referência mundial em reporte de emissões nos negócios.

De acordo com o estudo, juntas, essas 10 gigantes emitem 263,7 milhões de toneladas de gases efeito estufa por ano. É mais do que as emissões combinadas da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Do total, 29,8 milhões de toneladas se originam das operações, e mais da metade vem da produção agrícola de suas cadeias de fornecimento, que não fazem parte dos planos internos de redução de emissões das empresas.

É por essas emissões agrícolas que a Oxfam acusa as empresas de serem “particularmente negligentes” e as incita a rever seu métodos de produção e ações de combate às mudanças climáticas.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."