O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Jacques Reydams, registrou nesta segunda-feira (19/05/2014), ocorrência policial sobre o vandalismo que ocorreu nas redes e adutoras de água em sete locais, na madrugada de domingo para segunda-feira, que deixou o bairro Fragata e o Distrito Industrial sem abastecimento. A previsão da autarquia é que o retorno da água ocorra nesta terça-feira (20/05/2014).
A tubulação que transpõe água do arroio Pelotas para a Estação de Tratamento do Sinott foi atingida por golpes de ferramenta, que pode ter sido picareta. A ação rompeu a rede.
Outras duas tubulações, que levam água tratada da Estação de Tratamento Santa Bárbara, que abastece o Fragata, o Simões Lopes e o Distrito Industrial também foram atingidas por outro ato de vandalismo semelhante.
“Estamos trabalhado com o máximo de rapidez para tentar resolver o problema e retornar o abastecimento à situação normal o quanto antes”, disse Reydams. O executivo do Sanep considera muito estranho que em um ano e quatro meses à frente do órgão, logo agora ocorra um incidente dessa natureza em sete pontos da rede. “É uma lástima, mas se quem perpetrou esses atos queria atingir o Sanep, prejudicou de fato a população dos bairros desabastecidos, que hoje sofre com a falta de água.” No Boletim de Ocorrência, o assunto é tratado como dano ao patrimônio público.
ONDE A REDE FOI DANIFICADA
• Linha de água bruta Pelotas / Sinott
• Arroio Santa Bárbara: duas adutoras
• Rede de água que abastece o bairro Simões Lopes
• Três pontos da adutora do Passo dos Carros