GREVE
''A greve dos funcionários do Sanep começou nesta segunda-feira, sem perspectiva de negociação a curto prazo. O Sanep enviou três propostas aos servidores, mas não recebeu nenhuma contraproposta. A autarquia oferece reajuste de 6,8%. Os servidores exigem 12,75%.'' - site da prefeitura de Pelotas
ACIMA, O TRECHO OFICIAL DA PÁGINA DA PREFEITURA DE PELOTAS
O que se sabe nos bastidores das negociações é que existem servidores da autarquia que não recebem nem mesmo um salário mínimo. O chamado Nível 1, composto por serventes e outros funcionários desta categoria, precisam de uma composição de outros valores para que atinjam o valor de um salário mínimo nacional - R$ 724,00.
Além desses, outros níveis recebem avanços e outras verbas advindas de valores conquistados pelo tempo de trabalho na instituição. Porém, para que tenham uma remuneração adequada necessitam somar esses ganhos de um valor básico(que não atinge o mínimo) e ''queimar'' esses avanços e outras gratificações para resultar em um justo valor mensal.
O ÍNDICE 12,75% - este é o percentual reivindicado pelos servidores para readequar um ganho real para um salário mínimo ao Nível 1, e que outras verbas incorporadas no salário façam valer as vantagens adquiridas de acordo com cada função.
EM OFF - Dizem , que durante o Carnaval, houve um verdadeiro ''banquete de baurús'' oferecido pelo Poder Executivo - R$ 18 mil gastos em lanches para ''quem trabalhou'' no evento. Será que uma readequação e valorização de servidores não viria mais a calhar?