Pesquisar aqui

quarta-feira, 11 de junho de 2014

EVITE GAFES NO TRABALHO DURANTE OS JOGOS DO BRASIL


Hoje é dia de estréia do Brasil na Copa do Mundo. E o país, como é de tradição, deve parar para assistir ao jogo e torcer para que a equipe do técnico Felipão vença a Croácia, seu primeiro adversário. Apesar da partida estar marcada para as 17 horas, em horário comercial, boa parte das empresas deve permitir que os funcionários deixem suas funções para acompanhar o jogo no próprio local de trabalho.

Se este é o seu caso, aproveite para torcer, mas não se esqueça de que você não está na sua casa e procure conter-se! Para evitar gafes durante os jogos do Brasil, o consultor de Recursos Humanos do Grupo Somma, Antenor Toledo, dá algumas dicas. 

Confira!

1 - Qual a conduta ideal para quem trabalha nas empresas durante as partidas da seleção brasileira: participar do grupo que irá assistir aos jogos e depois retornar às suas funções ou permanecer trabalhando?
Toledo - Dependendo da empresa, poderia-se dispensar a equipe por se tratar de um evento de comoção. Neste caso, não vemos problemas em participar dos grupos que irão assistir às partidas e depois retornar às suas funções. Pode-se até criar um ambiente social desenvolvendo uma maior interação entre os funcionários.

2 - No caso de ficar trabalhando, o funcionário(a) não acabará com fama de chato ou puxa-saco do chefe?
Toledo - Devemos lembrar que há funções em que não se pode deixar o compromisso a ser cumprido para assistir aos jogos. Nos demais casos, deve-se realizar um planejamento para não acumular tarefas para o horário da partida e cumprir os prazos assumidos. Caso não seja possível e tenha que ficar trabalhando, acreditamos que a fama de chato ou puxa-saco não se cria somente neste episódio. Geralmente há um histórico para se formar este estereótipo.

3 - E aqueles que forem assistir, não acabam prejudicando seu trabalho no final das contas?
Toledo - Se houver um planejamento e uma programação com parceiros, clientes e fornecedores as chances de prejudicar o trabalho são mínimas.

4 - Qual a postura correta durante as partidas? Alegre, contido, calmo? De que forma se comportar para não comprometer seu tradicional bom comportamento?
Toledo - Ao acompanhar as partidas da Copa, a alegria e o entusiasmo são comportamentos naturais, porém quando as partidas ocorrem durante o expediente, não se deve esquecer de que se está em um prolongamento do ambiente de trabalho e não em casa com amigos ou em um estádio de futebol. Portanto, deve-se ter consciência do ambiente em que está inserido e conter certas ações.

5 - Quais os riscos de assistir aos jogos do Brasil ao lado do chefe? Querer estreitar uma amizade com ele aproveitando a ocasião é uma boa idéia?
Toledo - Não vemos inconvenientes em assistir aos jogos com a equipe ao lado do chefe. Se a iniciativa de estar presente partir dele, significa que estará disposto a compartilhar as emoções junto com a equipe de trabalho. Mas não é uma boa idéia aproveitar a ocasião para estreitar a amizade com o chefe. Pode soar como inoportuno.

6 - No caso das mulheres, que normalmente tornam-se torcedoras fanáticas de futebol apenas em Copa do Mundo, qual o comportamento ideal para não ser apontada como inconveniente (aquela que só faz comentários esportivos inoportunos)?
Toledo - O comportamento ideal independentemente do sexo deve ser o de acompanhar aos jogos com bons hábitos e costumes, sem exagerar nos comentários.

Bom jogo pra todo mundo !


E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."