Pesquisar aqui

quinta-feira, 12 de junho de 2014

'' VOZ DO BRASIL '' FLEXIBILIZADA PARA A COPA


Começa período especial da flexibilização da Voz do Brasil

Prezado radiodifusor,

Nesta quinta-feira, 12, começa o período especial da flexibilização do programa A Voz do Brasil para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

As emissoras de rádio de todo o país, credenciadas ou não pelo Mundial para transmitir os jogos, estão autorizadas a levar ao ar o programa até às 22h, entre 12 de junho e 13 de julho, conforme medida provisória 618/2014, assinada pela presidente Dilma Roussef.

Para a retransmissão do programa, as emissoras de rádio devem ter atenção aos seguintes pontos:
  •  A transmissão do programa A Voz do Brasil é obrigatória;
  •  A medida provisória permite que o programa vá ao ar entre 19h e 22h;
  •  Não é necessário que o Programa tenha início na hora cheia. Pode, por exemplo, ter início às 20h30 e terminar às 21h30;
  •  O final da transmissão não pode ultrapassar as 22h;
  •  O último horário para início é, impreterivelmente, às 21h;
  •  Todas as 9.645 emissoras de rádio do Brasil podem flexibilizar o Programa;
  •  As emissoras que não transmitirem o Programa no horário entre as 19h e 22h, estarão sujeitas as sanções da Anatel, e;
  • As emissoras que não entrarem em cadeia com a EBC às 19h, deverão gravar o programa e retransmiti-lo no horário entre as 19h e as 22h.

Atenciosamente,

Roberto Cervo Melão
Presidente
Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão

A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico estatal de difusão obrigatória que vai ao ar diariamente em todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19 horas do horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio ainda em execução.

História

Programa História Hoje, da EBC, contando a história de A Voz do Brasil.

Apresentação do programa nos estúdios da Rádio Nacional de Brasília.
O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas ideias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.

Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luís Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de "Hora do Brasil" programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 19 às 20 horas. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil". Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório, que vai ao ar esporadicamente.

Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC Serviços), e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Já os 35 minutos seguintes são pré-gravados, para inserção pela própria EBC Serviços. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."