Pesquisar aqui

segunda-feira, 4 de junho de 2012

“Boa noite, John Boy” - Gênero “saga familiar” está em alta

Os Waltons

CRÍTICA: O gênero 'saga familiar' continua vivo e bem-disposto



Quando propôs “Os Waltons” a diversas redes de televisão dos EUA, seu produtor, Lee Rich, ouviu várias negativas e sempre a mesma sugestão: convença Henry Fonda a estrelar a série, só assim ela dará certo. 

O ator, ao ler o projeto, recusou argumentando: 
“A estrela é a família, para que vocês precisam de mim?”. Assim, sem Fonda, “Os Waltons” foi um sucesso de 1971 a 1981 e ganhou 29 prêmios Emmy. 
A história está no obituário de Rich, publicado no “New York Times” semana passada.

A série — sobre uma família que vivia numa área rural da Virgínia com sete filhos, sem folga financeira — fez sucesso também no Brasil. Todos os episódios acabavam com um plano noturno da casa, as luzes sendo apagadas e a frase “Boa noite, John Boy”. 

Interessante é que no currículo de Rich consta também “Dallas”, um êxito de 13 temporadas. Ambientada no Texas e estrelada por um vilão, “J.R.”, o programa (no ar no Viva) também fazia o retrato de uma família, só que rica e com problemas morais.

Rich era do ramo da publicidade e, em 1999, num depoimento para o Arquivo Americano de Televisão, disse que “simplesmente sabia” quando um produto daria certo na TV. 

“Os Waltons” e “Dallas” tinham em comum serem retratos de famílias americanas. Só isso já garantia a ligação com o público. “Brothers & sisters” seguiu esse modelão. 

Como notou Fonda lá atrás, uma família forte pode prescindir de um patriarca para puxar o enredo. E, como intuiu Rich, o público gosta do gênero “saga familiar”. Ele continua vivo e bem-disposto, tanto é que “Dallas” ganhou um remake.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."