Pesquisar aqui

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MULTAS - número revela diminuição em Pelotas


Um dos fatores para redução seria a melhora 
na conscientização das pessoas no trânsito
Por Fernanda Franco
Embora ainda seja grande o número de autuações feitas a veículos em Pelotas, o secretário de Segurança, Transportes e Trânsito, Flávio Gastaud, avaliou como positiva a redução de multas aplicadas aos motoristas pelotenses nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril de 2012, 1.429 veículos foram autuados, enquanto no ano passado só no mês de agosto 1.212 motoristas foram multados por excesso de velocidade. Ao todo, entre março e dezembro de 2011, primeiro ano da fiscalização na cidade, 8.239 veículos foram flagrados andando em velocidade acima da permitida nas vias onde o radar móvel atua.

O secretário afirma: a baixa nos índices também está diretamente ligada à maior conscientização das pessoas no trânsito. Os dados levantados pelo setor de Estatística da Secretaria contabiliza multas aplicadas a automóveis e motocicletas. Em 2012, janeiro foi o período que apresentou o maior índice de multas, com as autuações atingindo 583, seguido por março com 539. Em fevereiro e abril foram menos de 200 multas por mês. No ano passado os maiores índices de alta velocidade foram registrados nos meses de agosto, outubro e novembro, quando as multas foram mais de mil por mês. Outro dado interessante é que das quase 1,4 mil multas aplicadas este ano, apenas 41 foram a motociclistas.

A infração dos apressadinhos se enquadra no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade para quem for flagrado em velocidade até 50% superior à permitida é apenas de multa. Já quem ultrapassa esse número, além da multa, é punido com a suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação. Entretanto, a maior parte das autuações aplicada aos pelotenses se enquadra no inciso I do artigo 218, quando a velocidade é superior à máxima em até 20%.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."