Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tarso assinará nesta terça a criação da Comissão Estadual da Verdade


Objetivo da instância será facilitar o acesso a documentos do período da ditadura militar

O governador Tarso Genro deve assinar nesta terça-feira o decreto de criação da Comissão Estadual da Verdade, com o objetivo de facilitar o acesso público a documentos oficiais do período da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985.

Segundo a assessoria de comunicação do Piratini, a comissão gaúcha ajudará a resgatar a memória política e histórica do Estado e fornecerá subsídios à Comissão Nacional da Verdade, criada presidente Dilma Rousseff no final de 2011.

A solenidade de criação da instância está marcada para ocorrer durante a Conferência Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade Global, com apresentação do juiz espanhol Baltasar Garzón, a partir das 18h, no auditório do Ministério Público do Estado (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). O evento terá entrada franca.

Além do magistrado espanhol, devem marcar presença na conferência o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Gilson Dipp, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e o ministro de Defesa do Uruguai, Eleutério Huidobro.

ZERO HORA


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."