Pesquisar aqui

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ELEIÇÕES - PELOTAS - PESQUISA ACIRRA DISPUTA


Jornal do Comércio - RS

Confronto de pesquisas acirra disputa em Pelotas

Maurício Macedo



Disputa do segundo turno no terceiro maior colégio eleitoral do Estado está acirrada. De acordo com pesquisa divulgada ontem, Eduardo Leite (PSDB) tem 42% das intenções de voto em Pelotas, contra 38% de Fernando Marroni (PT). Ainda na estimulada, 5,8% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou nulo. Os indecisos somam 14,2%.

Levando em conta somente os votos válidos, o tucano aparece com 52,5%, e o petista, com 47,5%. Como a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados. Contratado pelo jornal eletrônico Sul21, o Studio Pesquisas e Consultoria Ltda ouviu 600 eleitores durante o fim de semana.

Com a mesma margem de erro e o mesmo número de eleitores entrevistados nos mesmos dias, a pesquisa do Index Instituto de Pesquisas apresenta um resultado diferente: Leite aparece com 52,2% dos votos contra 36,5% de Marroni. Encomendado pelo site do jornalista Políbio Braga, em nome da empresa Multimídia Luzes Ltda, o levantamento foi passado em primeira mão para o Jornal do Comércio. O total de votos brancos e nulos é de 5,2%, indecisos, 3,8%, e, sem resposta, 0,7%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral do Estado sob o protocolo RS-00503/2012.

Independentemente do resultado das pesquisas, o PT considera que a campanha de Marroni está em crescimento. “Percebemos uma mobilização maior. A militância petista saiu às ruas”, comenta o presidente municipal do partido, Eduardo Abreu. Segundo ele, o próprio PSDB já vem sentindo isso. “Nossos adversários subiram o tom, ficaram mais agressivos”, explica.

Já pelo lado tucano, muitas restrições ao trabalho do instituto Studio Pesquisas e Consultoria Ltda. Segundo o presidente estadual da sigla, Nelson Marchezan Júnior, a empresa tem como proprietário “uma pessoa vinculada ao PT, que tem muitos clientes dentro do partido”. Baseado em levantamentos internos, o deputado federal do PSDB garante que Eduardo Leite tem uma vantagem maior sobre o adversário. “A eleição do dia 28 vai demonstrar quais institutos são realmente confiáveis”, afirma.

Apesar das divergências de avaliação, os coordenadores das duas campanhas concordam que a eleição será bastante disputada. “Tradicionalmente, em Pelotas, a definição só acontece nos últimos dias”, avalia Marchezan. “Os debates influenciam muito”. O derradeiro confronto entre os candidatos tucano e petista está marcado para amanhã, a partir das 22h, com transmissão pela RBS TV Pelotas.

O PT mantém a aposta na militância. Hoje à noite será realizado o “Comício da Virada”, no Largo do Mercado Público, com início marcado para 19h30min. Como a presidente Dilma Rousseff não estará na cidade, os petistas destacam as presenças do governador Tarso Genro, do vice Beto Grill, do senador Paulo Paim e de demais lideranças.



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."