Pesquisar aqui

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lei das Cotas mudará vestibular da Ufrgs


Datas das provas não mudam, mas alterações serão anunciadas nos próximos dias

A Universidade Federal do RS (Ufrgs) deverá anunciar, nesta semana, possíveis mudanças em seu vestibular 2013, em razão da regulamentação da Lei das Cotas, que foi anunciada no último dia 15/10. Segundo o vice-reitor, Rui Oppermann, as datas do concurso não serão alteradas. As provas objetivas e a Redação estão mantidas entre 13 e 16/1/2013; e as inscrições se encerraram nesse domingo.

Rui explicou que a universidade já atende exigência mínima para o ano que vem - a reserva de, no mínimo, 12,5% das vagas para estudantes do Ensino público. 'Temos margem de vantagem, uma vez que a Ufrgs aplica 30%.' Ele afirmou que devem mudar outros desdobramentos, como reserva a alunos de baixa renda e autodeclarados negros. 'Como esses itens dependem de dados do IBGE no Estado, estamos realizando uma avaliação mais detalhada para evitar equívocos.' Por isso, alertou que os interessados devem estar atentos aos comunicados divulgados pela universidade. Mas adiantou que os ajustes, se ocorrerem, serão mínimos. Revelou que foi formada uma comissão específica para o tema; e que haverá debate democrático, com tempo para fazer a correção e os ajustes.

O vice-reitor explicou que uma das preocupações da universidade é com o acolhimento dos estudantes cotistas. Assim, haverá uma Coordenação de Ações Afirmativas para dar suporte a esses alunos. A ideia é fazer com que os acadêmicos estejam mais integrados à universidade. Ao mesmo tempo, a medida visa à redução da taxa de abandono.

Ufrgs:

* Recém-sancionada, a Lei das Cotas prevê que as instituições federais de Ensino Superior reservem 50% das vagas a alunos de escolas públicas, até 2016. 
* A Ufrgs terá Coordenação de Ações Afirmativas para oferecer apoio em forma de recuperação acadêmica e benefícios, como bolsas de iniciação científica. 


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."