Pesquisar aqui

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DENGUE - Focos encontrados em Pelotas


Dengue: encontrados outros dois focos do Aedes no Centro

site prefeitura de Pelotas 
A equipe de Combate à Dengue, da Gerência de Vigilância Ambiental, identificou, na segunda-feira (14), dois novos focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, no Centro de Pelotas. As larvas estavam em duas armadilhas instaladas em uma empresa transportadora, no Residencial Colina do Sol. “Iniciamos ontem (15) as atividades de delimitação de foco e tratamento na área constatada”, conta a coordenadora da equipe, Carla Chalá. Com estes, já são três casos de focos de dengue no Verão 2012/2013.

          Os agentes começaram, ontem, a vistoriar os imóveis localizados no raio de 300 metros dos focos, dentro das seguintes áreas: o retângulo formado pelas ruas Arthur Hameister; Prof. Araújo; Dr. Amarante e Marcílio Dias; e o Residencial Colina do Sol, no retângulo formado pelas ruas Marcílio Dias; Dr. Amarante; Bernardo Pires e rua Doze.

         O primeiro foco havia sido identificado no dia 7 de janeiro, em uma transportadora, na Zona Norte de Pelotas, e as ações de delimitação e tratamento foram iniciadas imediatamente.

       Carla Chalá salienta que o sucesso da operação de combate ao mosquito da dengue depende que os moradores facilitem acesso dos agentes que estão realizando a vistoria em busca de outros focos. 

A meta é visitar 100% das residências localizadas em um raio de 300 metros do local do foco do mosquito. Os agentes estão devidamente identificados, com uniforme e crachás, e quando não encontram ninguém em casa, deixam um formulário, solicitando que os moradores entrem em contato com a Secretaria de Saúde, pelos telefone 3284-7770 ou 3284-7759.

         Gerente de Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes Reis destaca que aquelas pessoas que recentemente viajaram a municípios que já têm surto da dengue devem ficar atentas aos sintomas da doença (veja abaixo). Em caso de suspeita, a Vigilância Epidemiológica deve ser notificada através do telefone 3284-7759.

Dicas importantes no combate à dengue:

*Mantenha pneus velhos em locais cobertos ou fure-os;

*Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo;

*Mantenha as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro;

*Limpe as calhas, evitando o acúmulo de água;

*Tampe os poços, os barris e outros depósitos de água;

*Mantenha as caixas d’água bem fechadas;

*Fure e amasse as latas vazias e recipientes plásticos antes de jogá-los no lixo seco;

*Coloque areia nos pratos dos vasos ou então os lave a cada três dias.



Sintomas da Dengue:

*Febre alta;

*Dor de cabeça e nos olhos;

*Dor nas articulações e músculos;

*Manchas avermelhadas na pele associado ou não a hemorragia;

*Pessoas que estiveram nos últimos 15 dias em área endêmica para a transmissão da Dengue.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."