Pesquisar aqui

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

''ÔNIBUS DO FUTURO'' em Pelotas

O percurso do ônibus na palma da mão


Paulo Rossi - DP
Aplicativo de internet monitora linhas de ônibus. Se implantado, passageiro iria para a parada só quando veículo estivesse chegando


Por: Roberto Witter

A empresa Conquistadora foi procurada e topou realizar os testes

O suplício da espera pelo transporte coletivo nas paradas de ônibus em Pelotas poderá, em um futuro próximo, ser amenizado por um aplicativo de internet. Idealizado e desenvolvido por três pelotenses, o site Cade Meu Ponto está em testes até as 20h de sexta-feira (18). Através dele, os usuários estão podendo acompanhar, em tempo real, o deslocamento de um ônibus da empresa Conquistadora pelas ruas da cidade. Caso funcione corretamente e as empresas decidam utilizar o sistema, os usuários poderão ter a opção de ir à parada somente quando o coletivo estiver chegando.

Fernando Duran, um dos sócios, foi quem teve a ideia. Ele utiliza ônibus diariamente e queria economizar o tempo de ócio nas paradas. Discutiu a ideia com o irmão, Marcelo Duran, e o amigo Cristiano De Carli, ambos analistas de sistemas. O Cade Meu Ponto originou, então, a Tracker Net, empresa que eles mantêm desde 2012.

O passo seguinte foi mapear os pontos de táxi e paradas de ônibus da cidade. Os dados foram repassados pela prefeitura e conferidos pessoalmente por Fernando. O trabalho levou quatro meses. À medida que os dados iam chegando, eram repassados a um banco de informações. Paralelamente, na sede da empresa, Marcelo e De Carli desenvolviam o aplicativo. “É uma tecnologia inédita e exclusiva no país”, garante.

A empresa Conquistadora foi procurada e topou realizar os testes. Um smartphone com chip pré-pago foi instalado no ônibus, que passou a ser monitorado 24 horas por dia via internet. O teste iniciou na segunda-feira e já está disponível no link. Apenas um veículo possui o sistema. Enquanto ele estiver circulando pela cidade, o aplicativo mostra o trajeto em um mapa. Nos horários de descanso, na praça próximo à Viação Férrea ou na garagem da empresa, a imagem fica estagnada. 

Sistema sem custos para os usuários e a prefeitura

Os custos para a implantação do monitoramento não sairiam dos cofres da prefeitura, tampouco do bolso dos usuários. As empresas que pagariam o pacote. “Os aparelhos smartphone elas poderiam barganhar com as empresas de telefonia, já que elas lucrariam com os pacotes vendidos. Já a mensalidade da assinatura do pacote (paga à Tracker Net) custaria R$ 40,00 por veículo”, explica Duran.

O gerente de planejamento da Conquistadora, Norberto Lopes, explica que como o projeto está em fase de implementação, uma avaliação financeira ainda não foi feita para saber se é viável ou não instalar o sistema em todos os coletivos. “Não chegamos a analisar custos, mas em um primeiro momento achamos que o projeto pode ser benéfico, tanto para os usuários quanto para a empresa, que poderá fiscalizar e monitorar a frota. Saberíamos quando um veículo saiu da rota, se ele parou ou não nos abrigos, poderíamos instalar um botão de pânico, que avisaria sobre qualquer problema que estivesse ocorrendo dentro do ônibus. Seriam várias possibilidades”, analisa.

Prefeitura estuda auxiliar no projeto

A secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade já estuda o projeto. Segundo o superintendente da pasta, Flávio Alan, a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) analisa uma forma de disponibilizar o serviço também no site da prefeitura. Outra forma de auxílio seria a tentativa de subsidiar parte da instalação do sistema nos ônibus. Prazos para a conclusão da análise e a busca de recursos, porém, não foram fixados.  

Monitoramentos particulares já podem ser feitos

Enquanto o monitoramento das linhas de ônibus ainda está em fase de estudos, a empresa já oferece pacotes para monitoramentos de veículos e pessoas. Os preços variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00, dependendo da complexidade da operação e da quantidade de informações que o cliente necessita ter.

“O monitoramento via satélite existe desde a década de 80, mas ainda é muito restrito a transportadoras de cargas, ou grandes empresas. Criamos a empresa para atender a um nicho de mercado que vai crescendo. São pais que querem acompanhar o deslocamento dos filhos na van escolar, monitorar para ver se eles estão nas dependências do colégio. Ou ainda analisar o trajeto e a velocidade de carros, para aumentar o controle e reduzir os custos com combustível em empresas”, exemplifica Duran.

Como funciona o Cade Meu Ponto?

- Através do site, o usuário pode acessar dois quadros. Um deles faz o acompanhamento de rota. O outro traz um mapa com todos os pontos de ônibus e táxi da cidade.

- Ao clicar na opção Acompanhamento do Percurso o usuário já terá acesso a uma página com mapa e desenho de um ônibus. Caso o coletivo esteja circulando, a figura do veículo irá se movimentar sobre o mapa.

- A figura parada na tela significa que o ônibus está estacionado em algum local, possivelmente o ponto de descanso, próximo da viação férrea, ou na garagem da empresa.

- Caso as empresas adotassem o sistema, as linhas seriam todas monitoradas. Com isso, o usuário poderia, sempre que desejasse, acompanhar o trajeto do ônibus e se deslocar para a parada somente quando ele estivesse chegando

- Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9125-0666 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."