Pesquisar aqui

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FACEBOOK : Nova ferramenta - 'GRAPH SEARCH'


Saiba o que a busca do Facebook pode encontrar sobre você
Conteúdo ‘público’ poderá ser visto em buscas de terceiros.
Saiba como ajustar suas configurações de privacidade.

Ronaldo Prass
Especial para o G1

Anunciado na terça-feira (15), o "Graph Search" (“Busca Social”, em português), novo mecanismo de busca do Facebook, promete exibir resultados mais relevantes e detalhados como “esportes preferidos dos meus amigos” ou “amigas solteiras que moram em São Paulo".

O mecanismo depende exclusivamente das informações preenchidas nos perfis para formular o resultado. De acordo com o Facebook, a busca social permite que o usuário procure por conteúdos compartilhados por ele no Facebook, assim como seus amigos poderão encontrar as informações que o usuário compartilhou com eles na rede social. Conteúdo configurado como “Público” poderá ser visto por outras pessoas que não estão nas suas conexões.


A primeira versão da busca social tem foco em quatro áreas: pessoas, fotos, locais e interesses. Conforme a companhia, no futuro também será possível buscar em posts, comentários e ações. Com isso, todas as informações que usuário publicou no seu perfil (onde trabalhou e estudou, onde nasceu, e inclusive idiomas e religião), irão aparecer nos resultados de buscas. Páginas e interesses que o usuário curtiu também serão considerados nas pesquisas.


Área de Privacidade
A novidade parece ser invasiva sob o ponto de vista de privacidade. Para evitar complicações, o Facebook já havia anunciado em dezembro a atualização das ferramentas de controle de privacidade (veja aqui). Por meio dessa reformulação, os integrantes da rede começam a visualizar novas formas de controlar como e para quem exibem fotos, posts, check-ins e outros conteúdos, além de saber administrar de forma mais prática em quais conteúdos foram marcados por outras pessoas na rede. Ou seja, dependendo da forma que o perfil estiver sendo configurado, é possível influenciar na relevância do resultado da busca do novo mecanismo.

Público e privado
Se o usuário tornou alguma de suas informações “Pública”, pessoas que não estão nas suas conexões poderão encontrá-lo nas buscas. Para controlar quem pode ver os seus dados na rede social, o usuário deve editar as configurações na guia “Sobre”, da sua linha do tempo. Cada item traz um ícone representado por um mundo pequeno, no topo à direita, onde o usuário pode escolher quem pode ver cada informação.


Todo o conteúdo marcado como privado será desconsiderado pela busca. Se o usuário não quer que determinada informação apareça nos resultados, ele pode selecionar a opção "somente eu" ou simplesmente não colocar esse dado na rede social.

Fotos
Com a busca social também é possível fazer pesquisa nas fotos publicadas no Facebook. O usuário pode configurar quem pode acessar suas imagens na rede social. Porém, fotos postadas pelos amigos continuarão acessíveis no site mesmo quando ele se desmarcar da imagem. Ocultar uma foto da sua linha do tempo também não muda quem pode ver a imagem no site. Para impedir que qualquer pessoa veja a foto, o usuário deve pedir ao amigo para excluir a imagem do Facebook.

Quem pode me procurar?
Outro item é “Quem pode me procurar?”. Aqui, o usuário pode definir quem pode encontrá-lo na rede social pelo seu nome, endereço de e-mail ou telefone. As opções são ‘todos’, ‘amigos de amigos’ ou ‘apenas amigos’.


Embora o "Graph Search" esteja em fase de testes, sendo liberado gradativamente aos usuários que tiverem os seus perfis com o idioma inglês como padrão, é possível solicitar a entrada na fila de espera, clicando neste link.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."