Pesquisar aqui

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Memorial do Legislativo - História Política Gaúcha


Memorial trabalha para ser centro de referência da história política gaúcha

ALRS
Com a missão de tornar-se o centro de referência da história do Legislativo rio-grandense, através da preservação, conservação e disponibilização à sociedade da memória política gaúcha e de seus homens públicos, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul funciona, desde junho de 2010, no prédio público mais antigo da Capital gaúcha, na Rua Duque de Caxias, ao lado do Palácio Piratini. O prédio, conhecido como o “Casarão da Duque”, foi sede do Parlamento rio-grandense de 1835 a 1967.

Acervo disponível
Entre os documentos históricos que podem ser encontrados no Memorial estão os Anais do Legislativo, que contêm pronunciamentos e manifestações de homens como Getúlio Vargas, Leonel Brizola e João Goulart. Também dispõe das Mensagens à Assembleia, feitas por presidentes da Província e governadores, bem como termos de posses de governadores e vices. Possui ainda um banco de imagens com cerca de 70 mil fotos catalogadas, coleções de jornais, entre eles o “A Federação”, informações sobre parlamentares e ex-parlamentares, atas de sessões plenárias e processos legislativos e administrativos de interesse do público, da imprensa  e de pesquisadores.

Em agosto, em comemoração aos 51 anos do Movimento da Legalidade, liderado em 1961 pelo ex-governador Leonel Brizola, o Memorial disponibilizou em seu site o livro eletrônico “O Movimento da Legalidade – Assembleia Legislativa e Mobilização Política”, cuja obra impressa foi elaborada pelos professores Maria Izabel Noll, Luiz Alberto Grijó, Claudia Wasserman e Carla Brandalise, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tratamento e aprimoramento do acervo
O Banco de Dados do Legislativo é um projeto realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para tratamento e aprimoramento do acervo. Por meio do projeto, estão  sendo colhidos depoimentos de ex-parlamentares sobre sua história e atuação política. Já foram ouvidos Carlos Araújo, Aldo Pinto, Ney Ortiz Borges, Pedro Simon, Pedro Américo Leal, Emílio Leme, Antônio de Pádua, Álvaro Petraco da Cunha, Hélio Fontoura, Dercy Furtado, Índio Vargas e Sereno Chaise.

Digitalização dos Anais
O Memorial está em tratativas para implementação de um acordo (Termo de Referência) para a digitalização dos Anais do Legislativo, de 1864 a 2004. Dessa forma esses registros históricos ficarão também disponíveis em mídia digital, e através de um gerenciamento eletrônico de dados (GED), poderão ser disponibilizados via Internet, devidamente indexados, permitindo, no próprio texto, pesquisa por Legislaturas, períodos, datas, assuntos, nomes ou palavras. O Termo de Referência está aguardando o aval da Comissão Procedimental de Compras para iniciar a sua tramitação, em virtude de alterações na legislação referente à certificação digital.

Visitas ao portal
Em 2012, o Portal do Memorial (www.al.rs.gov.br/Memorial) ultrapassou a casa dos dez mil visitantes virtuais, o que resultou na consulta a mais de 80 mil páginas eletrônicas.
O Memorial ainda deve lançar, antes do final do ano, a 12ª publicação da série Perfis Parlamentares, destacando, agora, Fernando Ferrari.

Plenário sedia eventos especiais
O maior espaço do Memorial do Legislativo é o Plenário Bento Gonçalves, que tem sido palco de atividades como a sessão solene em homenagem aos 177 anos da Assembleia, que aconteceu em 19 de abril deste ano. Ainda em  abril, foi realizada ali a instalação da Comissão Especial para Analisar a Composição da Dívida  do Estado com a União. Em agosto, abrigou a sessão solene comemorativa ao Movimento da Legalidade, e o seminário “Os Anos de Chumbo: as estruturas informais da repressão em Porto Alegre”. Em setembro, sediou as sessões solenes da Semana Farroupilha e da Semana da Pátria, além do seminário sobre “A Formação do Rio Grande: as etnias que construíram a identidade do gaúcho”.

Visitas
O Memorial, que tem recebido visitas de turistas e historiadores, começa agora a oferecer visitas guiadas a estudantes e grupos interessados em conhecê-lo. Estas visitas, quando não individuais, podem ser pré-agendadas para grupos de 5 a 15 pessoas, através do telefone  (51) 3210-1148 (Divisão de Recepção e Informações, do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais).

As visitas, conforme o diretor do Memorial, Luiz Carlos Passuelo, objetivam mostrar os espaços restaurados do prédio público mais antigo da Capital gaúcha e que foi palco da história política do Rio Grande do Sul por 132 anos, além de destacar aos visitantes os principais acontecimentos ocorridos durante esse período. Ele também observa que grupos com mais de 15 pessoas podem, seguramente, agendar visitas, até mesmo fora dos dias inicialmente estabelecidos.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."