Pesquisar aqui

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Chávez ainda sofre de insuficiência respiratória, diz governo

arquivo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ainda sofre de problemas respiratórios que surgiram após a quarta cirurgia contra o câncer à qual foi submetido em Cuba há mais de dois meses, afirmou o governo venezuelano nesta quinta-feira.

É o primeiro comunicado oficial desde que o mandatário voltou de surpresa a Caracas na segunda-feira para dar continuidade a seu tratamento contra o câncer, diagnosticado há 20 meses e que o impediu de assumir o novo mandato presidencial para o qual foi eleito em outubro.

"A insuficiência respiratória que surgiu no pós-operatório persiste e sua tendência não tem sido favorável, por isso ele continua sendo tratado", disse o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, em rede nacional de rádio e televisão.

Na semana passada, o governo divulgou fotografias do mandatário, as primeiras provas de vida em mais de dois meses e indicou que Chávez respira com a ajuda de uma cânula traqueal que o impede de falar com normalidade.

O ministro afirmou que Chávez, de 58 anos, mantém contato com seus familiares e membros do gabinete.

"O tratamento médico para a doença continua sem apresentar efeitos adversos significativos até o momento", disse Villegas. "O presidente se mantém apegado a Cristo, com máxima vontade de vida e com a maior disciplina no tratamento de sua saúde."

Apesar de seu retorno ter sido comemorado por seus partidários em todo o país, a liderança do partido advertiu que a prioridade do líder socialista é recuperar a sua saúde.

Essas declarações confirmaram a visão de muitos analistas de que o retorno do presidente a Caracas não acelerará sua decisão de retomar o comando ou se afastar.

Chávez está internado no Hospital Militar em meio a um forte esquema de segurança.

O vice-presidente, Nicolás Maduro, participa dos eventos do governo, mas várias autoridades do gabinete garantiram que Chávez continua tomando decisões.

(Reportagem de Mario Naranjo)


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."