Na madrugada desta sexta feira(9) faleceu o conhecido Pe.José Schramm.
Há algum tempo, ele lutava contra uma doença em tratamento no hospital.
O corpo está sendo velado na Capela São Cristóvão.
Às 16h haverá missa de corpo presente.
A cerimônia de sepultamento será realizada às 18h no Cemitério São Francisco de Paula, em Pelotas.
*O bisneto de alemães, nascido em Pelotas em 07 de março de 1926, fez seus votos em 28 de fevereiro de 1953 e em 1964 assumiu a paróquia da Luz, então uma das mais movimentadas da cidade. Ali, trabalhou para erguer não apenas a nova igreja, como também as da Colônia Z-3 e da Ilha da Feitoria (que na época integravam a paróquia da Luz).
Anos depois, comandou a reconstrução da igreja do Areal e a construção da igreja da vila Bom Jesus. Sua última grande obra de engenharia foi erguer a igreja de São Cristóvão, na zona norte da cidade. Cabe ao padre Schramm, também, o título de introdutor da Procissão de São Cristóvão, que 17 anos depois acabou tornando-se uma das mais tradicionais da cidade.
Quando completou seu primeiro ano na paróquia da Luz, Schramm deparou-se com um número surpreendente: havia batizado 900 crianças. No ano seguinte, este número diminuiria mas não deixaria de ser surpreendente: 800. É na primeira década de sacerdócio que o padre atinge o seu recorde de casamentos celebrados: 12 num único sábado. "Acho que hoje, nem todas as igrejas da cidade juntas realizam 12 casamentos num mesmo dia", brinca.
PECULIARIDADES - Além de construir igrejas, o padre que nunca saiu de Pelotas, teve sua vida marcada por feitos igualmente importantes, porém, não tão vistosos. Os realizados durante os dez anos em que dirigiu o Instituto de Menores, são os que visivelmente mais lhe agradam. Ali, o padre criou um time de futebol amador, uma banda marcial e oito oficinas onde os internos podiam aprender uma profissão. "Os maiores recursos que possuímos são os jovens", ensina.
* Diário Popular - Álvaro Guimarães.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM