Pesquisar aqui

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pelotas é contemplada no PAC das Cidades Históricas


No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Jaguarão e São Miguel das Missões também estão na lista

Por: Leonardo Crizel

Theatro Sete de Abril deve ser o grande beneficiado com a nova investida
do governo na restauração de prédios antigos - Foto Carlos Queiroz
A Capital do Doce já está quase se transformando na Capital do Patrimônio Histórico. Depois de aproveitar o programa Monumenta para reerguer boa parte da arquitetura mais do que centenária, Pelotas se destacou na requalificação de prédios antigos e entrou de vez na rota dos recursos federais destinados à preservação da cultura nacional. Desta vez o município foi selecionado para integrar o PAC das Cidades Históricas e, ainda este ano, deve receber mais investimentos para seguir resgatando o passado talhado em fachadas imponentes e escrito nas escaiolas tão resistentes ao passar dos séculos.

Ainda não dá para estipular o montante da verba que Pelotas vai receber. O certo é que o programa vai distribuir R$ 1 bilhão até 2015 - serão R$ 300 milhões somente nos próximos meses. Ao todo, 44 cidades foram selecionadas para dividir estes recursos. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Jaguarão e São Miguel das Missões também estão na lista. Mesmo assim, com tanta "concorrência", o tamanho da fatia nesse bolo de dinheiro vai depender do próprio esforço e da agilidade do poder executivo na elaboração dos projetos a serem enviados ao governo. As primeiras propostas precisam ser encaminhadas até o dia 19 deste mês e, por isso, a prefeitura não está perdendo tempo.

Nesta segunda-feira (5), por exemplo, a titular da Secretaria da Cultura (Secult), Beatriz Araújo, esteve reunida com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e aproveitou para adiantar o assunto. Segundo Beatriz, já existe um plano previamente traçado, e nele o Theatro Sete de Abril aparece como prioridade. Ele está fechado há três anos e até agora foram conquistados recursos apenas para reformar a cobertura (a obra mais urgente). Enquanto o restante, também carente de muitos cuidados, ainda espera ganhar vida nova.

Além da antiga casa de espetáculos, o Museu da Baronesa, o Museu da Cidade, e os projetos para implantar iluminação cênica e fiação subterrânea no Centro Histórico devem integrar a "lista de desejos" da prefeitura (ainda em processo de finalização). A resposta da União deve sair no dia 12 do mês que vem, quando está marcado um encontro entre representantes do executivo pelotense, do Iphan e do Ministério da Cultura, em Brasília.

Know how

Segundo a coordenadora de área técnica e superintendente estadual substituta do Iphan, Ana Beltrame, Pelotas entrou no PAC das Cidades Históricas porque a cidade já sabe como recuperar monumentos e edificações tombadas e ainda tem projetos prontos para novas intervenções. Para se ter uma ideia, no Estado haviam 13 municípios pré-selecionados e, após quase quatro anos de estudos do instituto, apenas quatro avançaram para a etapa definitiva do programa.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."