A busca por parceria para desenvolver o projeto “Cidade Estudantil”, na zona do porto, motivou reunião entre a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Joseane Almeida, e o reitor da Universidade Católica de Pelotas José Carlos Bachettini Júnior, na manhã desta quarta-feira (6), na Ucpel.
O projeto, que já conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), analisa medidas que visam à reabilitação da região do Porto – área que engloba diversas unidades estudantis - e a harmonização dos possíveis conflitos como o intenso fluxo de trânsito de pedestres e motoristas e a rotina acadêmica. O projeto Cidade Estudantil tem o objetivo também de incentivar o uso da bicicleta e do transporte público.
“Estou muito otimista com a retomada do projeto e com o apoio que estou tendo das universidades”, conta a secretária Joseane Almeida. O próximo passo será a elaboração de uma minuta de cooperação técnica entre a prefeitura e as duas instituições de ensino para estabelecer as atribuições de cada um dos envolvidos.
A secretária adiantou que a prefeitura, com apoio da UFPel, buscará recurso através do PAC Reabilitação de Áreas Urbanas, do Ministério da Cidades, para contemplar o espaço com um novo sistema viário, ciclovias e áreas de lazer. O programa estará com a sua linha de financiamento aberta a partir de março.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM