A Praça Coronel Pedro Osório foi cenário de audiência pública promovida pela prefeitura para discutir o Plano Cicloviário de Pelotas no início da noite de terça-feira (5). A atividade reuniu dezenas de ciclistas, integrantes do Observatório de Mobilidade Urbana, representantes da prefeitura e da Câmara dos Vereadores.
A prefeita em exercício Paula Mascarenhas abriu o evento declarando que os temas relativos à mobilidade urbana são considerados de grande importância para o governo. “Nossa intenção é construir uma cidade mais humana em que os espaços sejam voltados para o uso das pessoas”. Paula frisou que o governo faz questão de ouvir a população antes de definir o plano cicloviário que está prestes a ser implantado.
O superintendente da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Guto King apresentou a situação das atuais ciclofaixas existentes na cidade e as necessidades de ampliação e melhorias. “A maior carência hoje é de uma ciclofaixa que ligue a avenida Bento Gonçalves à zona sul da cidade, passando pela Universidade Católica e culminando no Campus Ânglo da Universidade Federal”.
A ideia do governo e do Observatório da Mobilidade Urbana é analisar o impacto da ciclovia para a redução de velocidade dos carros no centro da cidade. “A presença da faixa de ciclistas tende a reduzir a velocidade dos veículos e, por consequência, o número de acidentes de trânsito”, afirmou King.
O carteiro aposentado Valter Matias, que utilizou a bicicleta no trabalho durante 38 anos e ainda usa o meio de transporte diariamente disse que este momento é inédito e de grande importância. “Nunca tinha visto a prefeitura ouvir a população em um local público, principalmente, para definir melhorias para o ciclista”.
O coordenador do grupo Pedal Curticeira analisou a implantação da ciclovia no Centro da cidade como uma quebra de paradigma. “A cidade voltada para as pessoas deverá ter mais espaços de passeio, áreas nobres voltada aos ciclistas e vias que propiciem baixa velocidade dos veículos”.
Participaram da audiência pública o assessor especial do Programa Cidade Bem Cuidada Paulo Morales, a secretária da SGMU Joseane Almeida, o superintendente de Trânsito Flávio Al-Alam, o diretor da empresa Turf Sergio Medina e o vereador Marcus Cunha, além de integrantes do Movimento de Usuários de Bicicletas de Pelotas (Mobipel).
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM