Comissão Municipal firma o Pacto pelo Emprego
Por: Letícia Schinestsck
leticias@diariopopular.com.br
leticias@diariopopular.com.br
Integrantes da Comissão Municipal do Emprego se reuniram na tarde desta terça-feira (31) na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para firmar o Pacto pelo Emprego. A proposta é fazer um levantamento da demanda real de vagas no mercado de trabalho para realizar um alinhamento, um ajuste com as instituições dos cursos oferecidos e qualificar os candidatos diretamente para estas oportunidades.
O debate foi mediado pela Delegada Regional do Trabalho e Desenvolvimento Social e também presidente da Comissão Municipal de Empregos de Pelotas, Kênia Pinheiro. Com esta mediação, os Sindicatos, dos Empregadores e Empregados, o governo - através da prefeitura municipal - e o Estado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social pretendem, junto às executoras dos cursos (Sest/Senat, Senac e Senai), determinar os setores que a cidade precisa de mão de obra qualificada para viabilizar o treinamento de acordo com a necessidade.
Participação
No total existem 6.517 vagas regionais que abrangem 21 municípios. Com o pacto, os cursos serão realizados em Pelotas, Turuçu, Jaguarão, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Canguçu. O Pacto pelo Emprego busca participação de todas as partes. O empresário se compromete em assinar e empregar as pessoas depois do término da capacitação. Senai, Senac e Sest/Senat oferecem o curso e a comissão media este alinhamento e referenda as demandas.