Pesquisar aqui

sexta-feira, 11 de maio de 2012

'PIRATA VIRTUAL ' - conheça o perfil


Pesquisa define perfil do pirata on-line



Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br

Encontrar uma pessoa que nunca tenha baixado nenhum conteúdo audiovisual da internet é tarefa difícil. Ainda mais quando a oferta é grande e atrativa aos olhos dos internautas. Filmes que acabaram de sair de cartaz nos cinemas, novas músicas, álbuns inteiros à disposição de apenas alguns cliques e alguns minutos de espera. E mais um detalhe: tudo de graça. 

Os chamados piratas on-line estão em todos os locais, espalhados por países de todo o mundo. Pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entrevistou 10,6% milhões de usuários da internet e classificou 41% deles como piratas. Os altos níveis demonstrados pelo levantamento mostram que a prática está presente em todas as faixas etárias e classes sociais.

A discussão é mais abrangente e também traz à tona assuntos como a nova Lei de Direitos autorais e o projeto de Lei n° 84/1999, que ainda tramitam nas esferas legislativas do país. Além disso, questiona se a divulgação através da internet fere a propriedade intelectual dos artistas e produtores envolvidos ou age como propulsora na divulgação de trabalhos que não teriam tanta repercussão através das mídias convencionais. 

Dados
A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - TIC Domicílios 2010 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) construiu o perfil do pirata. A prática é mais incidente nas classes C, D e E e no Nordeste do Brasil.

Em relação à idade e classe social, aqueles que mais realizam download de material ilegal têm idades entre 10 a 24 anos e geralmente cursaram somente até o Ensino Médio. Desempregados apresentam índices mais elevados (95%), seguidos de estudantes que não trabalham (83%), indivíduos que trabalham (81%), donas de casa que não trabalham (80%) e aposentados (63%).

Para saber mais sobre a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e conhecer o perfil de pelotenses que realizam download de material ilegal, leia a matéria na edição impressa do Diário Popular desta sexta-feira (11).


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."