Pesquisar aqui

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CULTURAL - " DERSU UZALA e AGUIRRE" : UFPel e UCPel exibem filmes nesta sexta


Aguirre, a cólera dos deuses

O Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico exibirá, nesta sexta-feira (11), o filme Aguirre, a cólera dos deuses, de Werner Herzog. Cineasta alemão, Herzog é autor de obras cinematográficas como Fitzcarraldo e Cobra verde. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é franca. A programação completa do Ciclo está disponível no site da UFPel. 

Sinopse
No continente americano do século XVI, uma expedição espanhola designada por Pizarro procura o Eldorado. Após atravessar os Andes e chegar ao rio Orinoco, o oficial Aguirre irá opor-se à autoridade e assumir o comando dos expedicionários. A ambição, a natureza primitiva, a morte e o sol abrasador, levam-no à vertigem de criar uma descendência “pura” em uma nova terra banhada em ouro. Inspirando-se nas crônicas de Frei Carvajal, Herzog penetra num estado mental limite rodeado por solidão e destruição.

UCPel
Dersu Uzala. Este foi o filme escolhido para a segunda sessão da Companhia do Cinema Cinefilia, promovida pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel). Com exibições periódicas de filmes, o objetivo da Companhia é promover a discussão filosófica da sétima arte. A exibição ocorrerá no dia 11, às 14h, no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

Sinopse
O filme conta a história de um explorador do exército russo que é resgatado na Sibéria por um caçador asiático, dando início a uma forte amizade. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático na cidade, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade. O filme recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976. A sessão é aberta ao público e tem entrada franca.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."