Pesquisar aqui

quarta-feira, 13 de março de 2013

JUIZ INVALIDA PROIBIÇÃO DOS "REFRIGERANTES GIGANTES" EM NOVA YORK


PREFEITO MICHAEL BLOOMBERG QUERIA RESTRINGIR BEBIDAS PARA ATACAR A OBESIDADE, MAS SOFREU GRANDE REVÉS

Um juiz de Nova York revogou nesta segunda-feira (11/03) a proibição de refrigerantes gigantes na cidade, que entraria em vigor amanhã, um grande revés para o prefeito da cidade, Michael Bloomberg.

Em sua decisão, o juiz estatal Milton Tingling ordena que a prefeitura de Nova York se abstenha de implementar uma lei que considera "arbitrária" e que em sua opinião tem consequências "estranhas".

Idealizado por Bloomberg, o veto, primeiro com essas características nos Estados Unidos, abarca bebidas com altos níveis de açúcar e de mais de 16 onças (0,464 litros) nos comércios regulados pelo Departamento de Saúde da cidade de Nova York.

Os fabricantes de refrigerantes dos EUA levaram aos tribunais a proposta do prefeito e criaram uma coalizão de mais de 1 mil membros chamada "Nova-iorquinos pela livre escolha de bebidas" para reunir assinaturas contra o veto.

A medida afetaria restaurantes, redes de fast-food, vendedores ambulantes, estádios, casas de shows, mercados e bares, que não poderiam vender refrigerantes, limonada, chá gelado ou bebidas energéticas de tamanho grande.

No entanto, os nova-iorquinos e os turistas que quiserem adquirir refrigerantes de tamanho gigante poderiam fazer isso nos supermercados e grandes redes, pois esses estabelecimentos ficariam isentos da regulação, por se regerem pela legislação estatal.

Esse veto aos refrigerantes gigantes não ficou livre de polêmica e já são muitos os que chamam o prefeito de "babá Bloomberg" por suas controversas medidas para melhorar a saúde dos nova-iorquinos.

Desde que em setembro passado a Junta de Saúde da cidade votou a favor da legislação, os pequenos negócios manifestaram diversas vezes sua oposição e seu mal-estar ao considerar que a medida os prejudicará frente às grandes cadeias.

Apesar das críticas, o prefeito alega que aproximadamente 6 mil nova-iorquinos morrem a cada ano por causa de problemas derivados da obesidade, a segunda maior causa de mortalidade que pode ser prevenida no país, ficando apenas atrás do tabaco.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."