Pesquisar aqui

segunda-feira, 18 de março de 2013

Temperaturas de um dígito marcam início da semana no RS


Aparados da Serra devem registrar mínima de 4°C e máximas rondam os 22°C


O Rio Grande do Sul terá mais um dia de frio ao amanhecer, nesta segunda-feira. Se na Campanha foi registrada mínima de 4ºC no domingo, para segunda a projeção é que os Aparados da Serra devem iniciar o dia com marcas semelhantes ou até mais baixas. A temperatura estará baixa, novamente, na maior parte do Estado e a tarde será amena. 

Na área de São José dos Ausentes, pelo fluxo de umidade que vem do mar e encontra a barreira da Serra, o frio dura o dia todo. O sol aparece com nuvens em diversas regiões, mas a nebulosidade aumenta. Pode ocorrer chuva esparsa, sobretudo em pontos do Sul e do Oeste do Estado, e em alguns locais já na primeira metade do dia. 

A mínima ronda os 4°C nos Aparados da Serra, estando particularmente frio em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, não passam dos 22°C. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 13°C e 22°C.

Parte do Rio Grande do Sul teve frio atípico e excepcional para esta época do ano. A mínima na estação automática do Inmet em Bagé foi de 4,2ºC, a menor do verão. Em Morro Redondo, a MetSul anotou 5,5ºC. No Uruguai, fez 3,2ºC em Florida. Na Argentina, Ezeiza teve 5,6ºC e em várias cidades do interior da província de Buenos Aires as mínimas ficaram entre 0ºC e 2ºC com geada, o que deve trazer prejuízos para a safra local de soja. Mar del Plata, na beira da praia, registrou 0,2ºC. 

A semana agora vai ter menos frio, mas na sua maior parte terá instabilidade. Já chove na segunda-feira em partes do RS e entre terça e quarta a instabilidade deve se generalizar com atuação de área de baixa pressão que se deslocará do Norte da Argentina. Há risco de chuva localmente forte. 

Preocupa a possibilidade de chover forte no Oeste e no Noroeste por conta da cheia do Rio Uruguai. No final da semana, o centro de baixa estará no oceano, afastando-se do continente possivelmente como ciclone, o que deve impulsionar ar seco para o Estado e proporcionar a presença do sol, talvez já na quinta e mais provável na sexta e no sábado. 

A semana será ventosa no Rio Grande do Sul. Entre quarta e quinta-feira, o vento deve se intensificar e pode soprar com rajadas fortes pela intensificação de uma área de baixa pressão junto ao Sul gaúcho. 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."