Pesquisar aqui

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pelotas - Personalidade em Destaque

Com grande respeito e admiração, abro espaço, novamente, para destacar mais um filho da terra - Pelotas - que nos orgulha pela obra de construção e firmeza de propósitos ao longo do tempo. 

Lembro bem, que foi o professor Carlos Alberto Chiarelli quem avançou as obras de ampliação do nosso tradicional Colégio Municipal Pelotense, do qual fui aluno com orgulho, e outros tantos profissionais por lá receberam seus primeiros ensinamentos da vida formal e cultural. 

Por isso, é justo que se ressalte sua presença no nosso espaço de destaques, como mais um que fez, e continuará fazendo Pelotas crescer.

NOSSA PERSONALIDADE
Professor Chiarelli(D) e seu filho , também professor, Matteo Chiarelli
Carlos Alberto Gomes Chiarelli (Pelotas, 3 de maio de 1940) é um advogado, professor e político brasileiro. Foi deputado federal, senador pelo Rio Grande do Sul, ministro da Educação e ministro extraordinário para Assuntos de Integração Latino-Americana no governo de Fernando Collor.
Biografia
Filho de Matteo Salvador Chiarelli e Maria Gomes Chiarelli, é advogado com especialização em Direito do Trabalho pelas universidades de Madri, Roma e Colônia. Membro do conselho diretor do Fundo Nacional de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL), foi Secretário do Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Sul e a seguir Secretário das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho.
Eleito deputado federal pela ARENA em 1978, integrou o secretariado do governador Sinval Guazzelli em seu último mês de mandato. Filiado ao PDS, foi eleito senador em 1982 com 1.271.572 votos, barrando a reeleição de Paulo Brossard, candidato pelo PMDB. Com a fundação do PFL foi escolhido líder do partido no Senado.
Não disputou um novo mandato para a Câmara Alta do país em virtude de ter sido nomeado ministro da Educação pelo presidente Fernando Collor, exercendo o cargo de 15 de março de 1990 a 22 de agosto de 1991, sendo remanejado para o Ministério Extraordinário para Assuntos de Integração Latino-Americana, rebatizado pela imprensa de Ministério do Mercosul, onde permaneceu até 24 de janeiro de 1992.
Declarou, como Ministro da Educação, no Brasil, "os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e o governo finge que controla", demonstrando grande crítica ao governo, ao aluno e ao sistema de ensino, qual seja, uma incompetência tríade.

Cadeira Reservada 
Um pouco mais na intimidade dos ensinamentos do professor e advogado, Chiarelli :

Gostaria de ter sido psicólogo
Jamais poderia trabalhar como cirurgião
Ainda pretende escrever mais obras jurídicas
O melhor conselho que já recebeu na vida foi: não há derrota permanente, nem vitória interminável
Sua maior frustração é ver a distância que ainda estamos dos patamares educacionais satisfatórios
Seu sonho seria ter criado uma universidade
Seu amuleto de sorte é: não tenho
Seu guru é Gandhi
É fã número 1 de seu pai (falecido). Imigrante italiano que veio para o Brasil aos 11 anos e modelou o caráter da sua família.
Um livro que mudou sua cabeça foi na adolescência: Grandes Esperanças, de Charles Dickens
Sua palavra preferida em economia é ousadia com moderação
O negócio do futuro será acreditar que a única coisa permanente é a mudança
A melhor técnica de gestão é valorização de equipe
No seu escritório não pode faltar informação atualizada
Quando está tenso costuma não transmitir a tensão para os que me rodeiam
Uma boa tática de negociação é a de freios e contrapesos (recursos táticos e estratégicos)
Quem trabalha com ele precisa ter lealdade e competência



pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."