Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de março de 2012

Obras no Anexo Prisional são concluídas

Reforma
O Anexo está dividido em quatro alojamentos com capacidade para abrigar 50 pessoas cada


Foto: Rafael Takaki – Especial DP

Por: Diego Queijo
diego.queijo@diariopopular.com.br

A reforma no albergue do Presídio Regional de Pelotas (PRP) ficou pronta oficialmente nesta quinta-feira (1º). Agora, o Albergue Prisional passa a se chamar Anexo. Segundo o coordenador do Anexo, Antônio Augusto Mota, a intervenção incluiu a instalação de triliches, troca do sistema elétrico, conserto dos banheiros - com chuveiros e sanitários -  e pintura da fachada e espaços internos. 

O Anexo está dividido em quatro alojamentos com capacidade para abrigar 50 pessoas cada. A ação emergencial abriu cem vagas, o que ajuda a desafogar o regime fechado, onde parte dos apenados do semiaberto e do aberto está hoje por falta de espaço e de carta de emprego. Ao todo, foram investidos R$ 8 mil em verbas da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 

De acordo com o administrador do PRP, Ângelo Carneiro, o intuito das obras é a criação de vagas, além de melhorar a condição do cumprimento das penas, a condição de trabalho dos profissionais e colocar em prática projetos de ressocialização.

Classificação de presos
Ainda não há previsão de quando essas cem novas vagas serão ocupadas, pois é necessária a classificação dos presos caso a caso.    Na última terça-feira, a equipe de classificação de presos reuniu-se com o delegado da 5ª Região Penitenciária, Aladino Gomes, e a coordenadora da juventude da Susepe, Fernanda Bassani, para tratar das ações de classificação de presos no PRP.

A pauta da reunião foi a organização de um evento entre a Equipe de Classificação e a Coordenadoria da Juventude, em ação conjunta para facilitar a movimentação de presos para fins de classificação.

A classificação deve proporcionar melhores condições de cumprimento da pena e posterior reinserção social, consolidando as ações de segurança e execução penal, associadas às iniciativas de ressocialização e tratamento penal.

Segurança
Outros investimentos também estão sendo realizados pelo PRP. Aparatos contra fugas, como concertinas - rolos de arame cortante - já estão em fase de instalação e cercarão todo o pátio do presídio. Desde janeiro, mais uma guarita interna, desativada há cinco anos, entrou em atividade e conta com vigilância 24 horas. Para este ano ainda estão previstas instalação de circuito de vídeo e chegada de novas viaturas.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."