Pesquisar aqui

sábado, 28 de abril de 2012

Motorista de caminhão que provocou acidente na Serra é liberado

Caminhoneiro responderá em liberdade

Motorista dirigia caminhão carregado com laranjas quando colidiu contra carros da polícia e da imprensa  - Crédito: Mauro Schaefer
O caminhoneiro João José de Araújo, 44 anos, envolvido no acidente na ERS 122, na Serra gaúcha, que provocou a morte de dois profissionais da TV Bandeirantes, foi liberado na manhã deste sábado da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, onde permaneceu preso após prestar depoimento. A informação é do delegado de Farroupilha, Mário Mombach. Segundo ele, o flagrante do acidente foi concluído e o motorista deve responder ao processo em liberdade. 

A empresa para qual João José de Araújo trabalha, que não teve o nome divulgado, contratou um advogado para a defesa do caminhoneiro. Segundo Mombach, ainda não se sabe se o condutor vai retornar para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde fica a sede da empresa.

Em depoimento, o caminhoneiro admitiu ter dormido pouco, apenas quatro horas, em uma viagem de mais de mil quilômetros, mas atribuiu o acidente à falha mecânica do veículo, que estaria com problemas nos freios. Na cabine do caminhão foram encontrados rebites, substância utilizada para manter motoristas acordados. João José de Araújo confessou ter feito uso do medicamento. O tacógrafo – dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade – também estaria com defeito.

O motorista deve ser indiciado pela polícia por duplo homicídio doloso, quando há intenção de matar, e sete tentativas de homicídio. A partir da perícia, o delegado deve definir o indiciamento. "Acredito que a perícia será bastante agilizada, concluída antes de 30 dias. Nós vamos analisar os resultados dos laudos, tanto do caminhão quando do exame de sangue do motorista, que admitiu ter ingerido substâncias para permanecer acordado, além de oitivas de testemunhas do acidente, para concluir o inquérito", explicou Mombach.

Acidente ocorreu na "Curva da Morte"

O acidente ocorreu na manhã dessa sexta-feira, na altura do Km 47 da ERS 122, em Farroupilha, no ponto da rodovia conhecido como "Curva da Morte". O caminhão colidiu contra o carro da Band, onde estavam o repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", de 59 anos, e o cinegrafista Ezequiel Barbosa, de 27. Ambos morreram na hora. O caminhão, carregado com laranjas, ainda atingiu três veículos da Polícia Civil e três carros de equipes de reportagem. O número de feridos chegou a sete – dois policiais e cinco profissionais da imprensa, mas ninguém em estado grave. As equipes viajavam para acompanhar uma operação policial na serra.

Vítimas serão sepultadas neste sábado

O velório do repórter e do cinegrafista da Band acontece desde a madrugada nas Capelas H e I do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Os corpos dos dois jornalistas chegaram por volta das 18h30min dessa sexta-feira à Capital. De acordo com a funerária São Pedro, contratada para a remoção, o sepultamento está previsto para as 14h deste sábado. 

O fotógrafo Marcelo Oliveira e o repórter Eduardo Torres, do Diário Gaúcho, seguem em observação no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Oliveira teve uma fratura craniana e Torres uma lesão no tórax. Os demais feridos no acidente tiveram alta.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."