A comitiva pelotense, liderada pelo vice-prefeito, Fabrício Tavares, pelo superintendente de ensino da Secretaria de Educação e Desporto, Cássio Furtado, e pelo historiador, Leandro Betemps, desembarca, no sábado (21), da viagem à França e a Portugal, onde desempenharam a missão de captar novas oportunidades relacionadas ao desenvolvimento econômico e a melhorias na educação do Município.
No último dia 11, a comitiva iniciou o trabalho, em Paris na França, onde se reuniu com os diretores da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD), para discutir assuntos ligados à melhoria da educação pública em Pelotas, além de investimentos em turismo, qualificação de mão-de-obra e educação superior. A OECD, que em 2011 completou 50 anos, recentemente realizou estudos nos estados de Santa Catarina e Paraná, além disso, um de seus estudos recentes foi sobre o sistema de educação pública do México, que possui semelhança com o sistema de educação pública brasileiro.
Já na cidade de Angoulême, a comitiva foi recepcionada pelos prefeitos de Puymoyen e Angoulême, que manifestaram interesse em trazer investimentos para a região. O grupo recebeu destaque durante a abertura da Charente Expo, importante feira regional realizada na região de Angoulême (França) e que teve início na sexta-feira (13). A feira recebe milhares de visitantes de toda a França e oferece excelentes possibilidades para a atração de investimentos na área de construção civil e indústrias automobilísticas e marítimas, com foco na sustentabilidade.
O Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cássio Furtado, e o Pró-Reitor de Extensão do IF-SUL, Marcos Vaz da Silva, visitaram instituições educacionais da região. Furtado esteve em escolas de ensino fundamental e médio, com destaque para a Escola Charles de Coulomb e a Escola Pierre Baudet. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de parceira entre as escolas municipais de Pelotas e a Escola Pierre Bauret e, ainda, o superintendente expôs trabalhos feitos por alunos de seis escolas municipais de Pelotas.
Ainda em Angoulême, a comitiva foi recebida, no sábado (14), pelo Presidente da Câmara de Câmara de Comércio e da Indústria de Angoulême, Daniel Braud, pelo Diretor do Serviço de Comércio Internacional, Laurent Bournoville, e pelo Diretor de Formação Profissional, Antoine Tartaglione, na sede da instituição que existe desde o século XIX e congrega todas as empresas dos ramos de comércio e indústria do Departamento de Poitou-Charente, onde está situada a cidade de Angoulême e vários outros municípios que formam a chamada Grande Angoulême.
Durante a reunião, Fabrício fez uma apresentação sobre Pelotas, onde expôs as potencialidades do município para investimentos, destacando a importância do polo naval complementar que começa a ser implantado na cidade, a lei municipal de incentivos fiscais e materiais, a qualificada mão-de-obra formada no município e a atual estabilidade política e econômica do Brasil.
Presidente da Câmara de Câmara de Comércio
de Angoulême afirma interesse em visitar a região
O Presidente da Câmara de Comércio de Angoulême, Daniel Braud, destacou que não conhecia o potencial da região Sul do Brasil, mas em razão da visita da delegação pelotense, comprometeu-se em visitar Pelotas ainda em 2012, e confirmou que irá organizar uma missão empresarial da Câmara de Comércio e Indústria de Angoulême para 2013, a fim de viabilizar investimentos na região. Entre as principais possibilidades de investimentos na região, Braud destacou a indústria de motores com foco no polo naval, a indústria papeleira e a indústria farmacêutica.
Ainda no sábado (14), o historiador Leandro Betemps proferiu palestra na Expo Charente sobre as origens francesas na região de Pelotas, destacando a influência dos franceses na arquitetura, na agricultura e na tradição cultural do município. A palestra contou com a presença de quatro associações culturais com foco na genealogia e história da região, que possuem grande interesse no estudo do legado dos franceses que imigraram para o Brasil, especificamente para a região de Pelotas.
Grupo trabalhou para estabelecer a geminação com Angoulême e Puymoyen
A comitiva de Pelotas encerrou sua missão na região de Grand Angoulême (França), na segunda-feira (16), após reunião com o Conselho Municipal de Puymoyen e a formalização, por parte do Vice-Prefeito Fabrício Tavares, da intenção de estabelecer programa de geminação entre Pelotas e as cidades de Angoulême e Puymoyen.
A formalização de uma parceria, que poderá envolver as áreas econômica, cultural e educacional, foi o grande objetivo da comitiva durante os quatro dias na Região de Poitou-Charente, no centro da França.
Comitiva cumpre agendas em Portugal
Em continuidade às agendas marcadas, Fabrício e a comitiva da Prefeitura de Pelotas tiveram importantes reuniões na Cidade do Porto, em Portugal, com empresários do ramo industrial interessados em investir no Brasil, particularmente na região de Pelotas. Acompanhados pelos embaixadores honorários de Pelotas em Portugal, Pedro Vidal, que é Presidente da Junta da Freguesia de Préstimo na região de Aveiro, e Rafael Nascimento, que é empresário estabelecido na cidade do Porto, a comitiva visitou indústrias da construção civil, fabricação de móveis, fabricação de vidros, indústria têxtil e indústria de decoração e mobiliário para o setor hoteleiro.
"Os empresários portugueses demonstraram muito interesse em investir no Brasil, especialmente na região de Pelotas, porque buscam alternativas para superar a crise econômica que assola a comunidade europeia. “É uma grande oportunidade para Pelotas captar investimentos e gerar mais empregos e renda", afirmou o vice-prefeito.
No município de Águeda, o grupo realizou visitas às instituições de ensino. A primeira visita foi feita na escola de Á-dos-Ferreiros, com a presença da vereadora da autarquia aguedense, Elsa Corga, para que a delegação pudesse conhecer o projeto Out-Class, promovido pela Câmara Municipal de Águeda e a Universidade de Aveiro, que possibilita um intercâmbio com uma escola de Moçambique. Entusiasmados com o projeto, a comitiva pelotense lançou o desafio para que esta iniciativa seja implantada com uma escola de Pelotas. Por vídeo conferência, o professor responsável pelo projeto aceitou o desafio, que ficou ainda mais encaminhado depois do encontro que foi mantido entre a delegação brasileira e os responsáveis da Universidade de Aveiro.
Na sala de aula das turmas do 1º e 2º ano, Pedro Vidal e Elsa Corga apresentaram os projetos escolares, bem como as tecnologias utilizadas. Fabrício e Cássio ficaram surpreendidos com o uso dos quadros interativos e solicitaram mais esclarecimentos sobre o assunto.
Ainda em Águeda, a delegação brasileira conheceu ainda a realidade da Escola Secundária Adolfo Portela, bem como questões relativas ao ensino médio e técnico.Também foram realizadas visitas à Câmara Municipal e à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde, em reunião com o Diretor Gonçalo Paiva Dias, ficou encaminhado a troca de experiências e de formas de educação entre a instituição portuguesa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL).
Em Aveiro (dia 19), o grupo esteve reunido com o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (Portugal), Carlos Pascoal Neto. Fabrício e a comitiva expressaram o interesse do município de Pelotas em expandir os laços com a tradicional universidade portuguesa, que é reconhecida no país como a principal instituição de ensino superior na área de educação, tecnologia e licenciaturas.
"De nossa parte há todo o interesse em cooperação com o Brasil. Nos resta agora identificar as áreas e encontrar os caminhos", afirmou o Vice-Reitor.
Após a reunião com o Vice-Reitor, a comitiva se reuniu com o professor António Batel Anjo, coordenador do Projeto Outclass, uma iniciativa pioneira que faz com que estudantes de escolas portuguesas trabalhem certos conteúdos programáticos - também trabalhados por escolas parceiras em outros países - e que, após o estudo em sala de aula, os alunos de Portugal e do país parceiro se correspondam por Skype para fixar o conteúdo, através de questões, e também aprofundem os conhecimentos sobre a cultura do outro país.
Instituição Portuguesa
visitará Pelotas no início de junho
A Universidade de Aveiro também é pioneira em diversos projetos para gestão educacional, fornecendo soluções de gerenciamento para mais de 100 cidades portuguesas e, em breve, para mais de 10 Prefeituras no interior do Estado de São Paulo, que estiveram em visita à universidade na semana passada. Amaral Carvalho, gestor de projetos da Universidade de Aveiro, comprometeu-se em visitar Pelotas no mês de junho para dar início aos projetos em parceria com a Prefeitura de Pelotas.
Além da agendas com indústrias e instituições de ensino, a comitiva participou da Feira de Março e reuniu-se com autoridades durante o evento.
Visita a autoridades portuguesas
Finalizando a agenda de compromissos em Portugal, a comitiva de Pelotas, liderada por Fabrício, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, pelo Vice-Presidente da Câmara, Carlos Santos, pelo Vereador Pedro Ferreira e pelas vereadoras Teresa Christo e Maria da Luz Nolasco na noite de quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Aveiro.
O vice-prefeito de Pelotas e o presidente da Câmara de Aveiro, cargo equivalente ao de prefeito no Brasil, visto que em Portugal o sistema político é o parlamentarismo, conversaram sobre os possíveis intercâmbios entre as cidades, que são geminadas desde 1996. Na ocasião, o Presidente Élio Maia, que administra a cidade irmã de Pelotas, foi oficialmente convidado a participar da 20 ª FENADOCE que ocorrerá durante a programação dos 200 anos.
A comitiva teve como principal objetivo na visita a Aveiro, a criação de intercâmbios nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento econômico e qualidade na gestão pública.
Na manhã de hoje (20), a comitiva foi recebida na Assembleia Nacional, em Lisboa, pelos deputados Raúl Almeida, Teresa Anjinho e Paula Cardoso, que representam a região de Aveiro na Assembleia da República.
Na ocasião, Fabrício também oficializou o convite encaminhado pelo Prefeito Antônio Adolfo Fetter para que os deputados visitem Pelotas durante a Fenadoce, que será realizada de 30 de maio a 17 de junho, em comemoração aos 200 anos de Pelotas.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com