Pesquisar aqui

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Facebook pode ser monitorado no trabalho?


Pacotão: cor do Facebook e monitoramento no trabalho

por Altieres Rohr |
categoria Coluna
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
 >>> Cor do Facebook

O pacotão da quarta-feira passada afirmou que não é possível mudar a cor do Facebook e alguns leitores comentaram:

Eu consigo mudar a cor de meu face através do Google Chrome , não é visível para meus contatos…
Mary Castro

Olá, eu consegui trocar a cor do meu Facebook através de uma extensão do Google Chrome, mas recentemente li em alguns artigos que este tipo de aplicativos pode estar infectado. Será que eu corro esse risco mesmo?
Raquel Amaral

Só acho valido lembrar que existam extensões para navegadores de Internet, Google Chrome e Firefox, que realmente mudam a cor do Facebook, ou de outras paginas. Tem sites onde as pessoas compartilham “as modificações na aparência dos sites feitas por ela”.
Eric

Começando do último comentário, é exatamente como o Eric escreveu: é possível instalar extensões que fazem o navegador mostrar o Facebook de um modo diferente. O Facebook ainda é igual e nada mudou no site, porém é o navegador que está exibindo outras cores, tipos de letra – seja lá o que foi modificado.
Existe uma grande diferença entre modificar a forma que uma página de internet é enviada ao navegador (como acontece nas redes sociais que de fato permitem a personalização completa do perfil) e modificar a forma que o navegador exibe essa página.
A única maneira de fazer com que outras pessoas vejam as modificações que você fez é se elas também utilizarem a extensão e compartilharem as modificações – isso se a extensão permite esse compartilhamento. Na maioria dos casos, as pessoas continuarão vendo a página exatamente como o Facebook a envia para o navegador.
O problema disso é que a extensão não muda de fato o visual do site. Em qualquer outro computador, a modificação não vai estar lá. De certa forma, é uma enganação, já que a expectativa normalmente não é essa e sim fazer com que todos vejam o que foi configurado. No máximo, vira uma brincadeira.
E aí vem o problema seguinte: esse tema de “personalizar” o Facebook é extremamente comum em fraudes. Existem extensões legítimas que realizam essa personalização, mas se você simplesmente seguir o primeiro link que aparecer na rede social prometendo esse recurso, o mais provável é cair em uma fraude que vai trazer uma praga digital ao PC – seja essa praga acompanhante de uma extensão que cumpre o prometido ou não.
Vale a pena tomar muito cuidado com essas “brincadeiras”.
>>> Identificação de comentário
Tenho uma dúvida… várias, na verdade: o seguinte, se eu postar um comentário em algum site de notícias, um Yahoo por exemplo, é possível, me identificar? Ou melhor, localizar o PC?
Rodrigo

Se você não fez uso de ferramentas específicas para esconder a origem da mensagem publicada, sim, é possível localizar o computador.
Primeiro é preciso de uma autorização judicial para que o site de notícias libere a informação sobre o endereço IP registrado junto do comentário. Com isso, será possível identificar o provedor de acesso. Ao provedor, solicita-se que seja informado qual era o cliente que usava aquele endereço IP no momento do comentário.
Se a mensagem foi publicada a partir da conexão de outra pessoa ou em um cibercafé, o endereço vai apontar para aquele local. O mesmo vale para redes sem fio compartilhadas, sejam elas domésticas (o que normalmente é ilegal) ou de estabelecimentos comerciais. Nesse caso, o estabelecimento vai precisar ter registros ou a pessoa que teve a conexão utilizada deverá prestar esclarecimentos sobre quem faz uso daquela conexão.
Em alguns casos, mesmo com o uso de ferramentas de privacidade, para tornar a conexão anônima, ainda é possível identificar o verdadeiro computador da origem, se houver cooperação internacional na tentativa de identificação.
>>> Monitoramento no trabalho
No trabalho, uso o Thunderbird para receber e enviar e-mails, além do uso do bate-papo. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de as pessoas da empresa conseguirem ver meus e-mails e conversas.
Viviana

Sim, Viviana. O dono da rede (no caso, a empresa em que você trabalha) tem total capacidade técnica de monitorar o acesso feito com o uso da rede. Para fazer isso, no entanto, a empresa deve comunicar aos funcionários que existe esse monitoramento. Se o funcionário está ciente dessa prática, ela é totalmente legal.
Confira reportagens do G1 sobre esse assunto:

Se algumas dessas ferramentas já são utilizadas para fins de trabalho (por exemplo, você está usando o e-mail do trabalho para fins pessoais), pode ser que a empresa consiga justificar na Justiça que não existe nenhuma violação da intimidade do emprego, já que se tratava de uma ferramenta de trabalho. Assim decidiu a Justiça do trabalho em Goiás (veja aqui).
Só haverá dificuldade para realizar monitoramento de dados quando as informações trafegarem em um canal de comunicação seguro, como, no caso, durante o acesso ao Internet Banking. No entanto, é possível, mesmo nesses casos, a empresa tenha uma configuração especial nos computadores para viabilizar esse monitoramento.
Ou seja, a dupla “computador do trabalho” e “conexão do trabalho” sempre dá viabilidade técnica para que uma conexão seja monitorada, a não ser que você adote medidas específicas para burlar isso. A questão jurídica é um pouco mais complicado, mas, normalmente, se o empresa avisou que estaria monitorando o acesso, o trabalhador não pode reclamar.
O pacotão da coluna Segurança Digital desta semana vai ficando por aqui, mas você pode escrever sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, para que ela seja respondida em outro “pacotão” da coluna. O pacotão é publicado toda quarta-feira. Até lá!


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."