Pesquisar aqui

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pelotas é contemplada com 150 vagas do Universidade Já


Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br

O sonho de ingressar nos bancos universitários pode estar mais próximo de 150 moradores de Pelotas. Os interessados em concorrer a uma vaga do programa Universidade Já, do governo do Estado, têm até o dia 28 deste mês para se inscrever. Os candidatos, de todas as idades, devem possuir o Ensino Médio (realizado em escolas públicas) completo ou em andamento e ter baixa renda. Não haverá provas para definir os contemplados no pré-vestibular gratuito. A seleção irá considerar a comprovação de renda e o histórico escolar. O resultado será divulgado em 4 de outubro e as matrículas serão efetuadas dia 8.

O programa, instituído em Porto Alegre e em Santa Maria no ano passado, já apresenta balanço positivo: no último vestibular de verão, das universidades federais das duas cidades, 33% dos alunos do cursinho, na capital, foram aprovados. Na região central do Estado, o índice de aprovação alcançou os 43%. Agora, outros 16 municípios serão contemplados com o Universidade Já (veja quadro). Uma política inclusiva que coloca o foco nos processos seletivos das instituições federais e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

"Muita gente fica de fora das universidades, ou trabalha de dia para pagar com dificuldades uma particular à noite, porque não tem condições de fazer um pré-vestibular e disputar de igual para igual as vagas", destaca o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. "O Universidade Já gera oportunidades de estudar, se formar e realizar sonhos".

Bom exemplo
O programa, realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, é executado também em Santa Catarina há nove anos. Lá, o curso já atingiu os cinco mil alunos e tem 64% de aprovação.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."