Pesquisar aqui

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eleições 2012: Tecnologia deve diminuir tempo de apuração dos votos no RS


Diário popular - Pelotas

Os municípios que costumam apresentar dificuldade ou lentidão na apuração dos votos da urna eletrônica contam, agora, com uma novidade. Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) utilizará um procedimento em que os dados das votações serão remetidos às juntas eleitorais, onde se dá a totalização, diretamente através da internet. Essa mudança deve diminuir o tempo total da apuração do resultado das Eleições 2012 no Estado.

Assim, o novo método beneficiará, principalmente, as localidades que não possuem Zona Eleitoral (ZE) própria e têm dificuldade de transporte até o seu município sede. Normalmente, os pen drives que contêm as informações da urna eletrônica são transferidos fisicamente até a junta eleitoral.

De acordo com a solução, o Tribunal utilizará computadores locais conectados à rede interna do TRE-RS. Através de um pen drive, será inicializado um sistema próprio do TRE-RS que fará a criptografia dos dados a serem transmitidos. Assim, o nível de segurança do processo se equivale ao da própria urna eletrônica.

Escolha dos locais
A escolha das localidades que participarão da iniciativa se deu a partir do levantamento das ZEs com a apuração mais lenta em pleitos anteriores. Essas foram as primeiras escolhidas. Em seguida, outras cidades do Estado foram convidadas a manifestar interesse pela novidade. No RS, 61 pontos de transmissão serão instalados em 53 municípios.

Esta é a segunda vez que os pontos de transmissão remotos serão utilizados no Brasil. De forma pioneira, os TREs de Tocantins, Amazonas, Ceará, Rondônia e Pará desenvolveram e utilizaram o recurso nas eleições de 2010. Por conta do sucesso dessa iniciativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou um grupo de trabalho que possibilitará a utilização do método no Rio Grande do Sul e nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, Tocantins.


Clique aqui para conferir a tabela com os municípios gaúchos que realizarão a transmissão remota de dados em 2012.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."