Pesquisar aqui

segunda-feira, 11 de junho de 2012

RIO + 20: Os principais temas que serão discutidos


Enviado por Míriam Leitão - 
11.06.2012
 | 
13h35m
NA CBN

Os principais temas que serão discutidos na Rio+20

A primeira reportagem da série que fiz sobre a Rio+20, para o Bom Dia Brasil, apresenta o tema, explica o que foi a Rio 92 e o que se espera da conferência que começa na próxima quarta-feira.
As próximas reportagens são sobre a economia verde e as ameaças que estão sobre a humanidade, caso a gente continue nessa marcha da insensatez.
A Rio 92 foi muito bem sucedida, teve filhos que continuaram produzindo efeitos nos anos seguintes. Aqui foram assinados dois acordos importantes: o da biodiversidade e o do clima, que geraram duas convenções. Anualmente, há reuniões da ONU com base nelas. Aquela conferência teve, portanto, efeitos concretos, e outros menos visíveis, mas importantes, como produzir uma geração com mais consciência em relação a esse assunto. O tema atravessou a estrada para nunca mais sair.
Vinte anos depois, não serão discutidos os temas da biodiversidade e do clima, assuntos tratados nas COPs, mas desenvolvimento sustentável. Serão discutidos dois pontos principais. Um deles é: quem vai mandar na negociação do clima no mundo? Qual será a "OMC" do clima? Hoje, quem cuida do meio ambiente é o Pnuma, mas é um programa. Há várias ideias sobre qual pode vir a ser o órgão. Outro ponto em discussão: como fazer a transição para a economia verde?
O governo brasileiro acha que a reunião será bem sucedida, se ela fechar metas de desenvolvimento sustentável que sejam cumpridas pelos países a partir de 2015, quando acabam as metas do milênio. 
Eu vou cobrir a conferência, porque o assunto é importantíssimo, mas continuarei de olho na crise da Europa.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."