A afirmação veio da Nasa
É "a conquista mais importante" desde a chegada, diz chefe da missão.
Robô usou uma broca presa ao braço para perfurar uma rocha lisa.
O robô Curiosity usou sua broca para perfurar uma rocha de Marte e tirar a primeira amostra para análise, anunciou a Nasa neste sábado (9). "É a primiera vez que um robô escavou em uma rocha para coletar uma amostra em Marte", diz a Nasa.
O robô, que pousou no planeta vermelho em agosto, usou a "broca presa a um braço robótico para perfurar uma rocha lisa, com veios e remover uma amostra de dentro", disse um comunicado da agência espacial dos EUA.
"O robô mais avançado sabe até agora é um laboratório analítico completo" saudou John Grunsfeld, chefe da missão, disse no comunicado. Segundo Grunsfeld, é "a conquista mais importante" desde a chegada do Curiosity a Marte.
A Nasa estima que as amostras de rochas tenham sido extraídas de um furo de 1,6 cm de diâmetro e 6,4 cm de profundidade. A expectativa é que dali saiam indicações sobre o meio ambiente molhado que existia anteriormente em solo marciano.
"A construção de uma ferramenta para interagir com força com pedras imprevisíveis em Marte exigiu um desenvolvimento ambicioso e programa de testes", disse Louise Jandura, engenheira-chefe do sistema de amostra do Curiosity. "Para chegar ao ponto de fazer este buraco em uma rocha em Marte, fizemos oito brocas e mais de 1.200 buracos em 20 tipos de rochas na Terra."
Nos próximos dias, os controladores em terra irá transferir a amostra para um dispositivo de teste depois de ter certeza de que esta não tenha sido contaminado na Terra.
O Curiosity, o robô mais sofisticado enviada a Marte, tem seis rodas, é equipado com 10 instrumentos científicos, realiza uma missão de dois anos para determinar se existiu vida microbiana em Marte.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM