Pesquisar aqui

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pablo Neruda terá restos mortais exumados


Motivo :  investigar causa da morte

O juiz Mario Carroza, do Chile, determinou na sexta-feira (8) a exumação dos restos mortais do poeta Pablo Neruda, que morreu em setembro de 1973. A ordem visa investigar as causas da morte do poeta. Prêmio Nobel de 1971, Neruda mantinha posições políticas de oposição ao governo militar. Ele morreu 12 dias após o golpe que derrubou o então presidente Salvador Allende e levou ao poder o general Augusto Pinochet, que governou até 1990.


A data da exumação ainda não foi marcada. As suspeitas sobre a morte de Neruda contam com o apoio de sua família. Oficialmente, o poeta morreu em uma clínica de Santiago, capital chilena, devido a um câncer de próstata, aos 69 anos. Porém, a Justiça do Chile investiga desde 2011 a possibilidade de que ele tenha sido envenenado.

Neruda foi enterrado ao lado de sua mulher, Matilde Urrutia, em Isla Negra, a 120 quilômetros de Santiago. Após a decisão de exumar os restos mortais de Neruda, houve uma reunião de coordenação comandada pelo diretor do Departamento de Medicina Legal, Patricio Bustos.

Em nota, a Fundação Pablo Neruda divulgou que apoia a iniciativa e dará o suporte necessário para que a exumação e os exames ocorram.

“A Fundação [Pablo Neruda] sempre manifestou a sua disponibilidade para colaborar com a pesquisa do ministro Carroza e confia que a perícia será conduzida com o maior respeito e cuidado possível”, diz o comunicado. A Fundação, segundo a nota, confia que os exames podem esclarecer as dúvidas a respeito da morte do poeta.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."