Pesquisar aqui

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

''Vivemos em tempos interessantes! ''

Professor Lande Jr - UCPel
Para o Blog Pelotas de Portas Abertas.com


Por exemplo, hoje mesmo se aproxima da Terra um asteroide de nome 2012 DA14. Não precisamos ter medo, pois ele não deverá colidir com nosso planeta, entretanto, estará, nos próximos dias, mais perto de nós do que alguns de nossos satélites que estão em órbita. Ele também não é assustadoramente grande: 50 metros de diâmetro. Apesar disso, ele é o recordista no quesito proximidade com a Terra: aproximadamente 28.000 km de altitude no dia 15 de fevereiro de 2013. Espera-se que ele não derrube nenhum de nossos satélites e siga sua jornada solitária pelo espaço. Verdade é que hoje em dia, um asteroide não precisa chegar à superfície para causar estrago. Imaginem a confusão causada se alguns satélites de comunicação fossem danificados...


Mas, atualmente, cientistas acreditam que meteoros não foram apenas vilões na turbulenta história de nossa Terra. Eles teriam sido também responsáveis pelo surgimento da vida no planeta. Por exemplo, podem ter trazido com eles certos ingredientes necessários para as primeiras formas de vida e também ter fornecido energia suficiente para que certas reações químicas, fundamentais para o surgimento da vida, acontecessem em nosso planeta. A ciência que estuda o surgimento da vida no cosmos e na Terra chama-se Astrobiologia. Como boa parte das novas ciências, é interdisciplinar, recorrendo constantemente a tópicos de Física, Química, Biologia, Astrofísica, entre outras.

Seria bom se tivéssemos uma máquina do tempo! Daí era só ajustar as coordenadas temporais, voltar ao passado e ver como a vida surgiu. Então, poderíamos saber se colisões de meteoros foram importantes para o surgimento da vida ou se, ao contrário, somente foram responsáveis por grandes extinções, como a dos dinossauros. Por falar em viagens no tempo, esse é um assunto muito atual e que tem sido levado a sério por muitos cientistas. Será que é possível viajar no tempo? A resposta para essa pergunta é óbvia e curta. Sim, é possível. Afinal, somos todos viajantes do tempo, mas nossa máquina do tempo, infelizmente, por enquanto, só nos leva para o futuro a uma velocidade que depende, em parte, da percepção de cada um. 

Mas gostaria de conversar com vocês sobre a outra possibilidade: voltar ao passado. Entretanto, vamos ter que viajar um pouco para o futuro para fazer isso, pois deixarei esse assunto para outro dia! Então, tomara que esse tal asteroide, o 2012 DA 14, passe logo de uma vez sem acertar nenhum de nossos satélites e que a internet continue no ar! 

Até a semana que vem! 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."