Pesquisar aqui

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UNESCO celebra o dia mundial do rádio


O Dia Mundial da Rádio é celebrado hoje, 13 de fevereiro, por iniciativa da UNESCO. As principais solenidades decorrem na sede da organização, em Paris, para onde foram convidadas as maiores radioemissoras, inclusive a Voz da Rússia.

O Dia Mundial da Rádio foi instituído pela UNESCO há relativamente pouco tempo, em 2011. A data não é casual: foi neste dia, em 1946, que a Rádio das Nações Unidas começou a transmitir.

Em sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Rádio, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que “a rádio entretém, educa e informa. Ela promove a expressão democrática e influencia ideias. Em situações de conflito e tempos de crise, a rádio é uma tábua de salvação para as comunidades vulneráveis”.

A rádio é ouvida por cerca de 95% dos habitantes da Terra, disse à Voz da Rússia Marta Lourenço, chefe do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO:

“A rádio continua a ser a mídia mais acessível, podendo ser ouvida nos locais mais remotos do planeta. Com a ajuda da rádio, mesmo as pessoas que não sabem ler e escrever podem obter acesso a informações. A rádio desempenha um papel importante de ligação em situações de emergência: durante o aviso de cataclismos naturais e operações de resgate. Para a UNESCO, o Dia Mundial da Rádio é um reconhecimento da utilidade que a rádio proporciona à humanidade há mais de cem anos”.

Na sede da UNESCO, hoje decorre uma conferência internacional em honra do Dia Mundial da Rádio. Em mesas redondas, os representantes de companhias de radiodifusão irão discutir com peritos os problemas atuais que a rádio enfrenta. São propostos três temas: a rádio para crianças e jovens, a segurança dos jornalistas de rádio e o futuro da emissão em ondas curtas.

Por ocasião do Dia Mundial da Rádio, as maiores emissoras do mundo, entre as quais a Voz da Rússia, instalaram mini-estúdios no hall da sede da UNESCO. Durante um dia, os principais concorrentes no espaço informativo irão transmitir reportagens. Tal evento é organizado pela primeira vez nos corredores da UNESCO, apontou uma representante da Organização, Polina Kovaleva:

“Emissoras de todo o mundo, tais como a BBC, a Rádio Internacional da China, da Espanha, de Monte Carlo, a RFI, a Rádio Oriente a Voz da Rússia estarão lado a lado na sede da UNESCO, o que, sem dúvida, é uma grande honra para nós. Este evento único decorre pela primeira vez na UNESCO. Considero que tudo foi muito bem organizado. Espero que tal contribua para que toda a informação divulgada neste dia seja ouvida em todos os pontos do mundo. Agrada-me muito que tudo isso ajude a cumprir a nossa principal tarefa, a de atrair a atenção da opinião pública para a importância atual da rádio e de contribuir para a cooperação entre emissoras internacionais em todo o mundo”.

A UNESCO acredita que o Dia Mundial da Rádio será uma forma de reunir tanto grandes emissoras e rádios locais como simplesmente amadores da rádio em todo o mundo. Para os profissionais de rádio russos, o dia 13 de fevereiro será mais uma data memorável. Tradicionalmente, na Rússia, o Dia da Rádio é celebrado em 7 de maio.

Dia 25 de setembro é o dia nacional do rádio


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."