Determinação judicial autorizou reintegração de posse do local
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Thiago Duarte (PDT) afirmou que as atividades parlamentares e administrativas da Casa estão suspensas nesta segunda-feira por falta de segurança. A medida foi tomada durante reunião finalizada por volta das 21h30min deste domingo em um restaurante da região central da Capital.
A decisão foi apoiada por 17 parlamentares, que estavam no encontro, e por outros oito, por telefone. O presidente do legislativo municipal ressalta que o início da ordem de reintegração de posse vai ocorrer a partir das 6h desta segunda-feira. Ele reforça o pedido para que o governador Tarso Genro e o comandante-geral da Brigada Militar (BM), Fábio Duarte Fernandes, cumpram a ordem judicial.
O presidente da Câmara acredita que a retomada das atividades normais do legislativo aconteça somente na terça-feira, depois que os manifestantes deixarem o local. A ação judicial será acompanhada à distância, confirmou Duarte. Por último, ele revelou que a medida foi reforçada depois que servidores e o vereador Valter Nagelstein (PMDB) foram ameaçados por um grupo de ativistas.
A intenção dos manifestantes é deixar o local às 9h desta segunda, conforme informaram após tomarem conhecimento da decisão judicial. Duarte espera que a reintegração ocorra sem a necessidade da presença da BM, na base do diálogo. O prédio está ocupado desde quarta-feira pelos manifestantes.